sábado, 31 de janeiro de 2009

Teorias da Comunicação - O Pensamento e a prática da Comunicação Social


O livro tem como objetivo principal ajudar aos que necessitam conhecer o campo (de estudos) da Comunicação, fornecendo subsídios teóricos adequados. Contém o que os autores chamam de instruções básica à teoria (e, por via de conseqüência, às distintas teorias) da comunicação.

Área que apresenta algumas carências em relação a uma bibliografia de produção brasileira, embora tenha bons pensadores no cenário internacional que se dedicam a essa tarefa, a Teoria da Comunicação Social ganhou, em este livro, um manual introdutório que preenche a lacuna.

Os autores traçam um panorama das correntes teóricas do pensamento da comunicação, passeia pelos elementos de comunicação – os meios propriamente ditos – e mergulham nas diversas teorias da área.

Livro de leitura recomendada nas disciplinas Teoria da Comunicação, História da Comunicação e Antropologia e Comunicação e de leitura complementar nas disciplinas Comunicação e Marketing, Sistemas e Tecnologia da Comunicação, Comunicação e Realidade Brasileira. Também é leitura recomendável para os profissionais e estudantes de Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Radialismo e Produção Editorial.

Os Autores

Aluizio Ramos Trinta é bacharel e licenciado em Letras pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (atual UFRJ). Foi professor-leitor de Cultura Brasileira na Universidade de Toronto, no Canadá, especializando-se em Comunicação no Center for Culture and Technology of the University of Toronto (Canadá). É mestre em Letras/Lingüística pela Faculdade de Letras da UFRJ; e doutor em Comunicação e Cultura por esta mesma Universidade.

Ilana Polistchuk é mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicação da UFRJ, jornalista pela Escola de Comunicação da UFRJ e médica pela Faculdade de Medicina da UFRJ; Editora de publicações do Laboratório de Editoração do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UERJ e professora da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá.

Serviço: Teorias da Comunicação. Autores: Aluizio Ramos Trinta e Ilana Polistchuk. Lançado em 10/2002. Nº de Páginas: 184. Editora Campus.

Volkswagen Concept D, um novo conceito em automóveis de alto luxo



Frankfurt (ABN News) - Câmera de vídeo para manobras de ré, maçanetas com sensores de calor, modernos sistemas de telefonia e de navegação, faróis de xenon. Luxo, requinte e tecnologia de ponta incorporados em um carro-conceito. O Concept D da Volkswagen estabelece uma nova definição para automóveis da categoria de alto luxo.

Uma das principais atrações do Salão de Frankfurt, realizado em setembro, o Concept D é o ponto de partida para a investida da Volkswagen em um dos segmentos mais competitivos da Europa. O cupê de quatro portas, com quase cinco metros de comprimento, esbanja luxuosidade e possui acabamento de primeira.

O protótipo experimental dá idéia de como será o modelo de alto luxo que a Volkswagen pretende produzir na fábrica "transparente" de Dresden, capital da Saxônia, na Alemanha. A nova fábrica, que deverá entrar em operação a partir de 2001, terá paredes de vidro para que os clientes possam assistir ao processo produtivo.

O Concept D tem motor V10 diesel com injeção direta, inédito em sua categoria. Com cinco litros de capacidade cúbica, o motor tem duas bancadas de cinco cilindros cada, formando um V com 90º de inclinação. Além da injeção direta de alta pressão, é equipado com dois turbocompressores de geometria variável e intercooler . A potência máxima chega a 313 cv aos 4.000 giros e o torque alcança 750 Nm a 2.000 rpm.

A alta potência do motor V10 TDI é transmitida às rodas por meio de uma caixa de câmbio automática do tipo Tiptronic (tração total). As rodas de liga-leve de 19 polegadas, montadas com pneus 255/40 R 19, garantem maior aderência com o solo. A Volkswagen não afasta a possibilidade de equipar o Concept D com outros tipos de motorização, como o W12, já apresentado em salões de todo o mundo, inclusive em São Paulo.

Criação
- A equipe de designers da Volkswagen, chefiada por Harmut Warkuss - o número 1 do design do Grupo - foi responsável pela criação do Concept D. Conseguiu-se distribuir, com harmonia, esportividade e luxo na carroceria de 4.995 mm de comprimento, 1.874 mm de largura e 1.440 mm de altura.

Com faróis bifocais de xenon, luzes de direção com lâmpadas de gás nobre e lentes ultratransparentes, o desenho frontal reforça a aparência esportiva do veículo e as linhas do capô, que convergem até a grade dianteira, ressaltam a elegância do carro. O teto, em forma de arco, delineia o perfil exclusivo do cupê de quatro portas.

Pintado em azul "Du Pont", o Concept D recebeu detalhes cromados, como na grade frontal e nas molduras das janelas laterais e traseira.

Externamente, a tecnologia e o luxo estão refletidas nas maçanetas das portas com sensores térmicos, que "saltam para fora" à aproximação da mão, e nas luzes indicadoras integradas na carcaça dos retrovisores externos, com lâmpadas de gás nobre.

O interior do Concept D conta com materiais de alta qualidade e categoria, como couros naturais, pele de Alcantara (espécie de camurça), madeira de raiz (nobre e resistente) e alumínio. Os bancos, os painéis das portas e o de instrumentos receberam acabamento em Napa bege. O teto é em Alcantara e o piso tem carpete, também bege. Uma discreta moldura de alumínio vai do painel até as portas.

No console central, onde se destacam um relógio analógico e aletas de saída de ar, foi montado um display multifunção que controla o ar-condicionado, o sistema de som, o de navegação e a câmera de vídeo de marcha a ré - que fica no emblema "VW" na tampa do porta-malas - auxiliando manobras de estacionamento.

A iluminação do painel é em azul. O volante de madeira, forrado com couro, conta com comandos multifunção para o rádio, o sistema de navegação, o telefone e a velocidade de cruzeiro (piloto automático). No teto, acima dos assentos dianteiros e traseiros, módulos integram as luzes de conforto e os microfones para o sistema de telefonia, dispensando o uso das mãos (ABN News).

Lançado em Las Vegas, Audi R8 chega em outubro no Brasil


Derivado do modelo de competição que venceu cinco vezes a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans, o Audi R8 vem equipado de série com motor V8 FSI de 420 hp, tração quatro e carroceria em alumínio. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos

O superesportivo da Audi foi a maior atração do último salão de Paris, em setembro do ano passado, e agora está sendo oficialmente apresentado para a imprensa mundial em Las Vegas, onde permanecerá até os primeiros dias de fevereiro. Em fins de maio, começa a ser vendido na Europa; em setembro, nos Estados Unidos; e, em outubro, chega ao nosso mercado

Um marco do alto desempenho e do design exclusivo está sendo lançado mundialmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, para alegria dos admiradores de superesportivos de alto luxo. O novo Audi R8, com seus genes de campeão, é fabricado na unidade da montadora de Neckarsulm, na Alemanha, e foi destaque do Paris Motor Show, no final do ano passado. O modelo foi apresentado pela primeira vez há três anos no Salão do Automóvel de Frankfurt, como o protótipo "Le Mans Quattro", derivado do modelo de competição R8, que já venceu cinco vezes a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans. O superesportivo da marca dos quatro anéis chega ao Brasil em outubro.

Equipado com motor V8 FSI, de 420 hp de potência, tração integral permanente quattro e carroceria em alumínio com tecnologia Audi Space Frame, o modelo é uma máquina de desempenho e dinamismo. Como primeiro esportivo da marca com motor central, o novo R8 combina a experiência vitoriosa das pistas com um design inovador e a competência tecnológica da montadora.

ABN

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Fundação Mozilla quer monitorar usuários do Firefox

Extensão que coletará informações deve estar disponível nas próximas semanas.

A fundação Mozilla, desenvolvedora do browser Firefox, quer que 1% dos usuários do navegador de internet permita o acompanhamento do modo como utilizam seu navegador e a internet, relata o site Linux World.
– Nós precisamos saber como as pessoas estão utilizando o nosso produto e usando a internet – disse Aza Raskin, chefe da seção de experiência do usuário na Mozilla.
Para o monitoramento, a fundação planeja utilizar um add-on que coletará informações do usuário. A ferramenta também seria capaz de gerar relatórios específicos sobre os hábitos de navegação. No cadastro, os usuários fornecerão informações como nível técnico, localização geográfica e de que tipo de testes estariam dispostos a participar.
O programa, ressalta Raskin, será totalmente opcional, e a privacidade será mantida.
– Privacidade é muito importante para todos nós. Nós nunca vamos gravar os sites que as pessoas visitam, mas poderíamos, por exemplo, saber quantas pessoas visitam o mesmo site – explica Raskin.
Seguindo a filosofia open source, o add-on terá seu código fonte aberto, sendo possível aos usuários saber exatamente do que se trata a extensão.
– Não há segredos com o open source. No Test Pilot (nome da extensão), o código fonte e os dados serão abertos. Este é um grande passo adiante para nós, porque tudo que você envia tem que ser, e será, publicado num formato compreensível – diz Raskin.
A intenção com o Test Pilot é ajudar a Mozilla a ampliar a capacidade do Firefox e ajudar no desenvolvimento de outros softwares relacionados ao browser, como o cliente de e-mail Thunderbird, bem como novos programas.
A meta da fundação Mozilla é convencer 1% de todos os usuários do Firefox a participar no teste. A primeira versão do add-on deve estar disponível nas próximas semanas.

clicrbs

Microsoft lança release candidate do Internet Explorer 8

Navegador de internet ainda passará por testes de compatibilidade no W3C

A Microsoft anunciou nesta terça-feira o lançamento da versão release candidate (RC 1) do Internet Explorer 8. O release candidate indica que o programa está em sua fase final de desenvolvimento, quase finalizado, mas ainda é sujeita a alterações. Segundo a equipe de desenvolvedores, o browser, conhecido como IE8, tem como foco o uso da internet pelos usuários.

“Os usuários querem navegadores que executem as tarefas desejadas de modo rápido e fácil”, escreve Dean Hachamovitch, chefe da equipe, no blog do software.

Na sua versão RC 1, a plataforma completa deve simular o funcionamento da versão final do navegador de internet. Apesar de dado como finalizado, o IE8 ainda passará por vários testes do consórcio W3C.

Para baixar o arquivo, basta acessar o site do programa. O arquivo de instalação de 13,5 MB (16,5 para a versão de 64 bits). As versões disponíveis são para ambos 32 e 64 bits do Windows Vista e Server 2003.

Alguns recursos interessantes são as abas coloridas, que facilitam a navegação e proteção contra phishing.

Segundo os desenvolvedores, o recurso de navegação privada, InPirvate, também passou por alterações.


clicrbs

Médicos acessam ficha do paciente via Internet

Com aplicação Web da Attachmate o hospital Providence melhorou o acesso a informações dentro e fora de suas instalações, de forma segura e intuitiva.

O hospital Providence, da cidade de Mobile no Alabama (EUA), conseguiu melhorar o acesso a informações de pacientes armazenadas em um servidor Siemens INVISION 3270 para uma equipe de 400 médicos. A partir das soluções Host Access Server, myEXTRA! e Data Engine, todas da Attachmate, foi possível implantar a rede PROSEnet (Providence System Exchange Internet), que aproveitou as mesmas funções do sistema legado, mas com uma interface gráfica e intuitiva.

De acordo com Alice K. Griffin, analista sênior do hospital, anteriormente, os médicos acessavam dados clínicos dos pacientes em terminais da rede interna ou via modems, que também faziam a conexão física ao servidor. Para isso, era preciso digitar comandos e navegar por múltiplas "telas verdes" (dos terminais 3270) até obter as informações. "O acesso era trabalhoso e nem sempre disponível, o que dificultava a consulta a informações sobre os pacientes", explica Griffin.

A rede, que provê acesso a múltiplas consultas simultâneas com licença para até 300 usuários, disponibiliza dados sobre seguro-saúde, estatísticas, exames clínicos, transcrição de procedimentos terapêuticos e histórico dos pacientes. Além disso, para os profissionais que precisam acessar o sistema de fora do hospital, a operação ficou bem mais simples e eficiente: A tabela de autenticação reconhece o nome do usuário e a senha, seja qual for o método de acesso. "Antes do acesso via internet, tínhamos que receber uma chamada telefônica, verificar a origem, puxar as informações do sistema, imprimir e enviar uma cópia por fax. Levava muito tempo para atender à solicitação de um médico", descreve Griffin.

Para definir a PROSEnet, o Providence, que não tinha planos de aposentar o servidor de grande porte, porém precisava de uma interface mais amigável, fez uma pesquisa com os médicos, que evidenciou a acessibilidade, tanto no ambiente do hospital quanto nos consultórios, como prioridade. "Também observamos criteriosamente os hábitos de uso do sistema e como os clínicos exploravam seus recursos", explica a analista.

Uma equipe de especialistas em rede, programação, suporte a PCs e análises clínicas trabalhou com os profissionais, para entender suas necessidades. Para complementar a pesquisa, a analista acessou a lista de discussão do grupo de usuários da Siemens, descobriu que o Henry Medical Center, de Atlanta, utilizava as soluções da Attachmate para apresentar no browser as informações armazenadas no servidor. Desta forma, seria possível manter o servidor INVISION ativo e ao mesmo tempo ter o acesso via web.

A implementação foi rápida: começou em outubro e em janeiro já estava em operação. Os campos de caracteres das telas antigas foram mantidos. As funções peculiares dos aplicativos de mainframe foram descritas em XML, o que tornou a rede receptiva a qualquer outra aplicação legada. Além disso, a Attachmate Consulting desenvolveu códigos para o sistema de retaguarda, o servidor de aplicações (middleware) e a interface com o usuário. Desta forma, o Providence não precisou alocar recursos para substituir o sistema, reduzindo os custos da implantação. "Pudemos desenvolver exatamente o que queríamos e continuar usando o que tínhamos", acrescenta.

A PROSEnet opera em conformidade com HIPAA - lei americana que regula a segurança das informações de saúde e estabelece padrões para a troca eletrônica de dados. Neste sentido, embutiu todos os mecanismos de proteção nos sistemas. O Providence tem um servidor SQL como base de dados. Um recurso de acompanhamento de cada entrada no sistema provê ao administrador informações detalhadas sobre quem está utilizando as aplicações e quais as operações realizadas. "Além do aspecto de segurança, o histórico dos acessos indica quais melhorias devemos implementar", destaca Griffin.

"A Attachmate continua a buscar melhorias na aplicação", reconhece Griffin. Tais ajustes envolveriam pouco trabalho de programação, o que acrescenta vantagens à abordagem da Attachmate. Agregar novas funcionalidades ao aplicativo legado, ou integrar recursos de outros sistemas, é hoje uma opção disponível, com o mínimo de desgaste.

Sobre o Providence - Desde 1854, o Providence Hospital tem prestado serviços de qualidade e tratado dos cidadãos de Mobile, no Alabama (EUA). A instituição cresceu de uma instalação com 60 leitos para um complexo centro de saúde, de 247 acres. O hospital trabalha com tratamento de alta tecnologia, como cirurgia não invasiva, radioterapia, cirurgia a laser e intervenções cardíacas.

Sobre a Attachmate - A Attachmate Corporation, um Microsoft Gold Certified Partner, é um fornecedor mundial de soluções de missão crítica de acesso a host para as 500 maiores empresas pela Fortune e as 2000 maiores empresas do mundo. A empresa fornece soluções para acesso direto, em tempo real a sistemas back-office, soluções Web-to-host e desktop-to-host, além de flexíveis ofertas de serviços Web e integração de aplicações corporativas.

ABN

Informática: Ferramenta simula aplicações de engenharia

SÃO PAULO - A Anacom, tradicional distribuidora de soluções para desenvolvimento de projetos eletrônicos, está trazendo para o Brasil o Simulink, uma ferramenta interativa para modelamento, análise e simulação de aplicações dinâmicas de engenharia, da americana MathWorks. Ela permite desenvolver um diagrama de bloco, simular o comportamento do sistema, avaliar seu desempenho e refinar o projeto. Multi-domínio, a solução gera um ambiente completo para o processo de criação de aplicações inteligentes, desde a montagem até a geração do código de software.

Em sua nova versão, o Simulink oferece recursos como modelagem dos comportamentos físicos dos sistemas reais, criação dos algoritmos do software e geração de códigos, tão eficientes e compactos quanto os códigos escritos manualmente. Ele é a base dos produtos de Design Automation, da MathWorks. "Estes recursos contribuem para um resultado de simulação altamente preciso, pois permitem verificar os resultados enquanto ainda estão rodando", afirma Carlos Gonzalez, gerente de produtos da Anacom.

A MathWorks possui 70 toolboxes, coleção de funções altamente otimizadas para aplicações específicas que ampliam a capacidade do Simulink. "Desta forma, é usado numa extensa gama de aplicações, que vão de processamento de imagens e de sinais; projetos de sistemas de controle, otimização, engenharia financeira, matemática simbólica, redes neurais e outras", acrescenta Gonzalez.

Integrado com o MATLAB, um sistema que manipula uma variedade de tarefas de computação em engenharia e ciência, desde a aquisição e análise de dados até o desenvolvimento de aplicações, o Simulink oferece acesso imediato a uma variedade de ferramentas de análise e desenvolvimento. "Estes benefícios tornam o Simulink a ferramenta preferida para projetos de sistemas de controle, DSP, sistemas de comunicação e outras aplicações de simulação" afirma o executivo.

Entre os usuários do sistema em todo mundo destacam-se empresas como a Boeing, Motorola e Lucent Technologies.

Sobre a Anacom - Desde 1988, a Anacom oferece ao mercado brasileiro produtos para desenvolvimento de projetos eletrônicos. Com forte atuação em companhias que vão do SMB até grandes corporações, a distribuidora a Anacom também se destaca com um portfólio composto por grandes fabricantes mundiais como BP Microsystems, Cadence, Keil, Kontron, LPKF, Mathworks e Nohau que são líderes em suas respectivas áreas de atuação, não apenas pelas suas participações no mercado, mas principalmente provedores de novas tecnologias. Informações adicionais: www.anacom.com.br

Sobre a MathWorks - Fundada em 1984 e sediada em Natick, Massachusetts (EUA), a MathWorks é a maior fabricante de softwares para computação técnica do mundo. Com uma abrangente linha de produtos, baseada no MATLAB® e Simulink®, a MathWorks oferece as ferramentas ideais para a resolução de problemas complexos, que auxiliam no desenvolvimento de diversos segmentos de negócio para mais de 500.000 usuários - entre cientistas, engenheiros, professores e estudantes - localizados em mais de 100 países. Para informações adicionais, acesse www.mathworks.com


ABN


Livro responde às principais dúvidas de pais e filhos sobre intercâmbio cultural

SÃO PAULO - Já está nas livrarias o livro "Intercâmbio cultural - tudo o que pais e filhos precisam saber", de Maria Cristina Buchala Scatena, lançado pela Edicta (R$ 19,00). Em linguagem simples e direta, Maria Cristina apresenta aos leitores os programas de intercâmbio no exterior e mostra que "trocar" de país, família, escola e amigos, por um ou dois semestres, pode ser decisivo na formação do jovem.

Todos os anos, milhares de jovens, entre 15 e 18 anos embarcam em uma experiência única. Vão participar de um programa de intercâmbio. Eles vivem em outro país, conhecem a cultura e aprendem o idioma. Estes programas podem ser feitos nos Estados Unidos, Canadá, diversos países da Europa, Austrália, Nova Zelândia, entre outros. Em todos, os jovens são recebidos por famílias e obrigatoriamente freqüentam a escola local.

O livro "Intercâmbio cultural" é destinado principalmente aos jovens que sonham viver a experiência ou estão de malas prontas para viajar. Mas também traz muitas informações importantes para os pais a respeito do programa, dos investimentos e de como lidar com a saudade.

Para o jovem, Maria Cristina esclarece desde questões práticas, tais como ingressar no programa, o que fazer para reaproveitar os créditos e não perder o ano letivo, até aspectos mais complexos, saudades, relacionamento com a família que o acolheu e a readaptação na volta ao Brasil.

Desde que teve sua própria experiência como intercambista, há mais de 20 anos, Maria Cristina Buchala Scatena trabalha nesta área e já enviou para o exterior milhares de jovens. "Intercâmbio cultural – tudo que pais e filhos precisam saber" está disponível nas principais livrarias e pode ser adquirido também através da editora: (11) 3061 2899 ou www.edicta.com.br

Quem é a autora: Maria Cristina Buchala Scatena trabalha há 23 anos com programas de intercâmbio de estudantes. É formada em Língua e Literatura Inglesa pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, foi professora de inglês durante 18 anos na União Cultural Brasil-Estados Unidos e deu aula para estrangeiros nos Estados Unidos. Desde 1987, é diretora da Via MC Intercâmbio em São Paulo.

ABN

Quatro lonas culturais do município são interditadas

Quatro lonas culturais do Rio foram interditadas pela secretaria municipal de Cultura nesta segunda-feira (26). As lonas de Anchieta, Guadalupe, Maré (todas na Zona Norte) e Realengo, na Zona Oeste, foram fechadas porque, segundo o órgão e a Defesa Civil, elas não tinham condições adequadas para receber público e artistas, estando até mesmo sob risco de desabamento.

Ainda segundo a secretaria, a lona da Maré é a que se encontra em pior estado de conservação, pois apresenta problemas com arquibancada e fiação elétrica, além de um rasgo de dez metros na parte superior da lona.

O município do Rio tem, no total, 10 lonas culturais e a previsão é de que os espaços fiquem interditados durante quatro meses para obras de recuperação. Segundo a secretária de Cultura, Jandira Feghali, cerca de R$ 200 mil devem ser gastos na reforma de cada equipamento.

Agência Rio

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Ano letivo em escolas públicas terá início sem notebooks populares

Processo para aquisição de 150 mil máquinas foi interrompido.
No pregão de dezembro, cada computador ficou avaliado em R$ 533.

Licitação do MEC fechou em dezembro com a compra de 150 mil notebooks Mobilis a R$ 553 cada.


(Foto: Divulgação)


Os 150 mil notebooks populares do projeto “Um computador por aluno” (UCA) não serão entregues a 300 escolas do ensino público brasileiras antes do início do ano letivo.

Segundo a Agência Brasil, a data de entrega foi mantida nesta semana por Marcos Mazoni, presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). No entanto, continua a agência de notícias, a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC) explicou que não seria possível cumprir esse prazo.
Isso porque a licitação para a compra dos computadores ainda está em andamento: o processo foi interrompido, devido a um pedido de vista do Tribunal de Contas da União (TCU).
No dia 17 de dezembro de 2008 -- após um ano congelado -- o pregão eletrônico para a compra dos notebooks fechou com cada máquina a R$ 553, ou R$ 82,5 milhões pelo total. Esses computadores seriam distribuídos a escolas públicas de 230 municípios brasileiros.


saiba mais


O modelo escolhido no pregão foi o Mobilis, da indiana Encore, oferecido pela Comsat. A empresa havia iniciado os testes para provar a adequação dos equipamentos às exigências, mas o Tribunal de Contas pediu mais informações sobre os detalhes técnicos do edital ao ministério, interrompendo o processo.

Enquanto aguarda, a Comsat monta a estratégia de distribuição e de manutenção dos notebooks, além de iniciar o treinamento de sua equipe junto à Encore.
A Agência Brasil diz que o MEC já enviou ao TCU as respostas aos questionamentos e agora espera o parecer do tribunal para dar seguimento à licitação.
Atualmente, o projeto está sendo testado em cinco escolas de cinco municípios: São Paulo, Palmas, Brasília, Piraí, no Rio de Janeiro, e Porto Alegre. O objetivo do projeto é distribuir computadores portáteis aos alunos da rede pública, intensificando assim o uso de tecnologias.

Conheça boas dicas para passar em concurso público

Algumas pessoas terminam a faculdade com aquela sensação "será que escolhi a profissão certa para mim?" e, diante da dificuldade de encontrar uma colocação no mercado de trabalho, acabam optando por continuar os estudos. Mas, dessa vez o foco é outro. E o grande objetivo é conquistar um cargo em órgão público seja ele na esfera federal, seja na estadual. "A estabilidade e o bom salário formam um binômio muito atrativo", afirma Patrícia Donati, coordenadora do portal da Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes.
A procura por concursos públicos aumenta cada vez mais. Para se ter uma idéia, o concurso em andamento (ainda em fase de avaliação) do Ministério Público de São Paulo contabilizou 6.886 inscrições, de acordo com número divulgado pela própria instituição. Contudo, na prova anterior, ocorrida em 2006, foram 3.875 inscritos. Isso significa que não apenas os recém-formados buscam trilhar esse caminho, mas também pessoas desiludidas com a carreira escolhida anteriormente.
Perseguir uma vaga pública parece até ter virado mania. Algumas cidades ganham notoriedade em abrigar os chamados "concurseiros". Tanto que a Cia. de Comédia G7 produziu a peça Como Passar em Concurso Público. "Nosso grupo teatral é de Brasília e a cidade é movida a concurso público. Todo mundo tem, ao menos, um parente que trabalha em uma instituição pública", argumenta André Deca, produtor da montagem.
Há dois anos em cartaz e com estadas nas cidades de Brasília e Rio de Janeiro, a peça já levou cerca de 200 mil espectadores ao teatro. Agora, é a vez de os paulistanos rirem com a comédia que trata da vida de José Brasil que, desde o nascimento, é incentivado a conquistar sua vaga como técnico judiciário. Na peça, os quatro atores listam 10 conselhos para se dar bem nos exames e, alguns, são bem divertidos, como o que indica concentrar toda a energia sexual nos estudos ou o que aconselha apelar para São Longuinho - conhecido popularmente por encontrar objetos perdidos. A apresentação se encerra com a décima e última dica: "Seja brasileiro e não desista nunca".
Mas, para quem enxerga no concurso público uma boa saída para garantir um futuro tranqüilo nos âmbitos financeiro e pessoal, vale elencar dicas para ajudar a alcançar essa meta. E Patrícia Donati enumera os principais. "Não há uma receita para passar em concurso público, mas, é possível destacar algumas dicas importantes. A primeira delas, sem dúvida, é estudar. Não há como alcançar a aprovação sem muita dedicação", adianta ela. Confira outros pontos a ser levados em consideração nesta empreitada:
- Antes de começar a estudar é preciso conhecer bem a carreira desejada: o estudo deve ser focado. Não é necessário escolher uma única carreira, mas procurar por áreas que tenham editais semelhantes;
- Monte um planejamento de estudo e estabeleça um método a ser seguido;
- Seja disciplinado e siga a rotina estabelecida no planejamento;
- Seja organizado e estruture as atividades de acordo com suas prioridades;
- Administre o tempo: dedicar-se ao estudo é indispensável, mas, para manter o equilíbrio emocional, é preciso reservar tempo para outras atividades;
- Encontre o seu ritmo: não é possível estabelecer um número fixo de horas de estudo. O ideal é que cada um encontre o seu rendimento. O que mais importa é se concentrar no período dedicado: quando estiver estudando esqueça de todo o resto;
- Revise a matéria estudada: o estudo para concurso público deve ser por repetição, ou seja, primeiro deve-se compreender a matéria estudada e depois, buscar, por repetição, revisá-la sempre.
- Treine. Fazer prova é muito importante para que o candidato se familiarize com o ambiente e com a ansiedade;
- Seja paciente, afinal, só passa em concurso público quem não desiste no meio do caminho.

Terra

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Softwares gratuitos mantêm em dia as senhas e atualização de programas

Existe uma série de programas que nos ajudam nas tarefas do dia-a-dia. Hoje vou listar alguns aplicativos interessantes, todos gratuitos: é só baixar, instalar e usar.

Verifique se os programas instalados no computador podem ser atualizados.


Programas Atualizados

Quantos programas pegamos na internet, instalamos e usamos no nosso dia-a-dia, sem nos preocuparmos com atualizações e correções? Alguns programas (poucos) têm rotinas de verificação de atualização, mas a grande maioria, não.
Para suprir essa carência existe o Sumo, que lista todos os programas que estão instalados na máquina.
Ao executar o programa pela primeira vez, uma tela inicial será apresentada. Clique no botão de detectar softwares instalados (no programa existe um erro de grafia: “detetar”) - ele irá preencher uma lista de programas. Na sequência, feche a tela inicial, e aperte o botão Verificar, para que o Sumo confira todas as atualizações. Selecione os itens que quer atualizar, clique no botão baixe a atualização e proceda com a instalação da versão mais atual dos programas.
Como o Sumo lista todos os programas do computador, é possível remover aqueles em que não existe interesse em verificar atualização, o que pode deixar a lista mais enxuta durante as verificações.

KeePass Password Safe proteja suas senhas em um único aplicativo.

Senhas Seguras

Quantas senhas você tem? Eu, particularmente, uso uma infinidade de senhas e sei que é muito difícil manter a mesma senha em diferentes sistemas. Na verdade, quanto mais comum e simples for a senha, menos segura ela é.

Anotar as senhas em um papel ou no bloco de notas não é uma boa idéia. Mas existem programas, como o KeePass Password Safe, que permitem salvar as senhas, protegendo-as por meio de uma senha mestra.
Após a instalação do programa é necessário criar uma nova biblioteca de senhas. Para isso, clique no botão new. O aplicativo irá solicitar que você aponte um nome de arquivo, que será salvo na pasta Meus Documentos. Na sequência será requisitada uma senha mestra, que irá permitir acesso à biblioteca de senhas. Depois de preenchida a senha, o aplicativo será carregado, mostrando uma estrutura pré-estabelecida para organizar senhas, como mostra a ilustração ao lado.

Ao clicar sobre uma categoria, pressionando o botão Insert do teclado, uma janela de contexto é aberta. Nela é possível cadastrar diversos detalhes da senha, como a URL do site a qual ela pertence, além de permitir o cadastro de um nome para a senha e também uma descrição.
Uma funcionalidade interessante do programa é um gerador de senhas (menu Tools, Generate passwords). Na tela principal é possível dizer que tipo de caracteres você quer na senha. Seguindo a aba preview, diversas opções de senha são apresentadas.
Outra característica interessante é que o aplicativo tem versões para todos os sistemas operacionais (Windows, Linux, MacOS), bem como para dispositivos móveis, como celulares, e versões para pendrive, facilitando o transporte de suas senhas.

Sistema Limpo em poucos cliques

Há muitos programas para limpar o sistema, remover arquivos temporários e arquivos de instalação que nunca mais serão usados, entre outros. Já indiquei alguns, mas o KCLEANER tem uma diferença: é muito simples e prático. Depois de instalar o programa e salvar as configurações, basta clicar no botão Analyse. Após a finalização da tarefa, clique no botão clean. O programa irá remover os lixos de forma automática. Dependendo da quantidade de arquivos desnecessários, o resultado da execução pode ser um computador mais rápido. Na pior das hipóteses, só o ganho de espaço já vale a pena.

Photoscape é um editor de imagens simples, prático e gratuito.

Editando fotos

O Photoscape é um programa simples que oferece uma série de recursos, como montagens, permitindo colocar diversas fotos em uma moldura, ideal para impressão. Ele também permite edição em massa, para que você faça pequenos ajustes em diversas imagens ao mesmo tempo. O programa conta ainda com uma ferramenta mais complexa de impressão, que permite personalizar a página a ser impressa, com quantidade e disposição das fotos.
A interface é simples, como é possível ver na imagem ao lado. As ferramentas ficam elencadas em um círculo, e basta clicar sobre um deles para carregá-las.
Um destaque é o item página, que permite compor as imagens com base em uma série de layouts, montando composições que podem ser usadas para impressão ou mesmo para serem colocadas em álbuns de fotos.

USB Safely Remove, programa simples que permite uma melhor visualização dos componentes conectados pelas portas USB do computador.


Controlando o USB

O controle das portas USB do computador feito pelo próprio Windows é bom, mas pode ser confuso. O USB Safely Remove resolve esse problema, ajudando a remover com segurança os componentes USB.
O uso é bastante simples. Depois que você conectar o dispositivo na porta USB, o programa detecta-o, e o coloca em uma lista acessível por um ícone que fica ao lado do relógio do Windows. Ao clicar no ícone, você abre um menu de contexto, que mostra a lista de dispositivos conectados.Depois, basta clicar sobre o dispositivo - ele será desvinculado do sistema, permitindo a retirada do acessório.

g1

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Neozelandês encontra dados militares dos EUA em MP3

O neozelandês Chris Ogle, de 29 anos, encontrou dados militares secretos dos EUA em um tocador de músicas MP3 que comprou em uma loja de produtos usados em Oklahoma, nos EUA, de acordo com a emissora de TV One News, da Nova Zelândia.

Chris Ogle pagou US$ 9 pelo produto, mas, quando o conectou em seu computador, ele encontrou 60 páginas com dados militares dos EUA.

A base de dados incluía nomes e detalhes pessoais de soldados norte-americanos, alguns deles em serviço no Iraque e no Afeganistão, além de informações sobre as equipes enviadas para as bases e sobre a missão.

"Quanto mais o consultava, mais coisas encontrava", disse Ogle.

Apesar de a maioria das informações ser de 2005, a emissora de TV destacou que vários números de telefones presentes na base de dados continuavam pertencendo às pessoas citadas no relatório.

Ogle disse que o tocador não havia sido utilizado para armazenar músicas e que o enviaria para o Departamento de Defesa dos EUA se for solicitado.

www.g1.globo.com

Wirex vai investir em nova fábrica no Estado do RJ

A fabricante de cabos Wirex iniciará no segundo semestre deste ano a construção de uma nova linha de produção, a princípio voltada ao setor automobilístico, no município de Quatis, no Sul do Estado do Rio. Os investimentos, programados para serem realizados até meados de 2011, totalizarão US$ 15 milhões.

O terreno para a construção da nova unidade, a segunda da empresa, mede em torno de 50 mil metros quadrados e foi adquirido com incentivos da prefeitura e do governo do Estado. Após a primeira etapa, que visa atender as montadoras instaladas na região e também no interior de São Paulo, a Wirex planeja construir uma segunda linha de produção, com outros modelos de cabos voltados mais as distribuidoras de energia. A nova unidade terá outra denominação social, Wirex Condutores do Brasil, e não Wirex Cable, como a matriz.

De acordo com o diretor-comercial da Wirex, Fernando Berardo, a companhia pretende recorrer ao BNDES para financiar parte do investimento. Segundo ele, a parte logística da nova unidade já está concluída.

Sobre os impactos da crise econômica mundial nos negócios da fabricante de cabos, Berardo diz que os planos estão sendo cumpridos mesmo com a retração nas vendas a partir de outubro do ano passado. "No caso das encomendas para o setor automobilístico, a queda no volume de pedidos está em torno de 40%", afirmou ele. Em dezembro, quando as montadoras reduziram pela metade a produção de veículos no país, conforme o executivo, o recuo chegou a 70%. Atualmente, a Wirex é uma das maiores fornecedoras de cabos de bateria para automóveis do país.

Por conta disto, a direção da companhia diz que pretende focar os esforços de vendas ainda mais nos setores atrelados à infra-estrutura, tidos como menos vulneráveis aos impactos da turbulência econômica global. Dessa forma, a fabricante de cabos informa ter firmado recentemente contratos com a Petrobras e distribuidoras de energia como a CPFL, Eletropaulo e Light. "Estamos trabalhando para obter contratos com as indústrias", disse Berardo.

Em 2008, o faturamento da Wirex foi de R$ 375 milhões, com aumento de 15% sobre o ano anterior. Do resultado total, cerca de 80% é relativo aos negócios com indústrias em geral e 20% de vendas para montadoras. No entanto, a previsão para o resultado de 2009 é de uma redução de 3,2% na comparação com o ano passado por conta da desaceleração das vendas.

Segundo o executivo, concentra-se em clientes industriais, com contratos de longo prazo, é o diferencial da Wirex nos últimos quatro anos. Até 2003, a produção da empresa estava voltada para telecomunicações. "Éramos especializados em cabos de fibra ótica e direcionávamos parte da produção aos atacadistas", contou Berardo.

Hoje, a fabricante praticamente não atua nestes segmentos. Suas principais concorrentes são a Prysmian, antiga Pirelli Cabos, e a Nexans. Recentemente, a Wirex recebeu aportes de fundos de private equity, mas optou por não revelar o nome dos investidores.

No momento, a companhia conclui investimento de US$ 10 milhões em Santa Branca (SP), onde está localizada sua produção. Após essa expansão, a capacidade de produção da Wirex poderá chegar a 2 mil toneladas por mês.

Valor Online

domingo, 25 de janeiro de 2009

Cinema: Rodrigo Santoro vai a festival de cinema na Califórnia

Após lançar seu novo filme, I Love You, Philip Morris, em Sundance, o ator Rodrigo Santoro seguiu para a Califórnia para participar do Festival Internacional de Cinema de Santa Barbara, na noite desta sexta-feira.
Ele é um dos jurados do evento, ao lado de Lauren Moews, Anthony Zerbe, Leslie Caveny, Eddie Schmidt e Efren Ramirez.
Kate Winslet, ganhadora de dois Globo de Ouro, também participou do festival. Ela foi homenageada com um troféu Montecito, quatro anos depois de ter recebido o prêmio de Performance do Ano no evento. Os atores Bill Nighy e Bai Ling completam a lista dos artistas que prestigiaram mais uma noite do Santa Barbara Film Festival.


Terra