sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Médicos acessam ficha do paciente via Internet

Com aplicação Web da Attachmate o hospital Providence melhorou o acesso a informações dentro e fora de suas instalações, de forma segura e intuitiva.

O hospital Providence, da cidade de Mobile no Alabama (EUA), conseguiu melhorar o acesso a informações de pacientes armazenadas em um servidor Siemens INVISION 3270 para uma equipe de 400 médicos. A partir das soluções Host Access Server, myEXTRA! e Data Engine, todas da Attachmate, foi possível implantar a rede PROSEnet (Providence System Exchange Internet), que aproveitou as mesmas funções do sistema legado, mas com uma interface gráfica e intuitiva.

De acordo com Alice K. Griffin, analista sênior do hospital, anteriormente, os médicos acessavam dados clínicos dos pacientes em terminais da rede interna ou via modems, que também faziam a conexão física ao servidor. Para isso, era preciso digitar comandos e navegar por múltiplas "telas verdes" (dos terminais 3270) até obter as informações. "O acesso era trabalhoso e nem sempre disponível, o que dificultava a consulta a informações sobre os pacientes", explica Griffin.

A rede, que provê acesso a múltiplas consultas simultâneas com licença para até 300 usuários, disponibiliza dados sobre seguro-saúde, estatísticas, exames clínicos, transcrição de procedimentos terapêuticos e histórico dos pacientes. Além disso, para os profissionais que precisam acessar o sistema de fora do hospital, a operação ficou bem mais simples e eficiente: A tabela de autenticação reconhece o nome do usuário e a senha, seja qual for o método de acesso. "Antes do acesso via internet, tínhamos que receber uma chamada telefônica, verificar a origem, puxar as informações do sistema, imprimir e enviar uma cópia por fax. Levava muito tempo para atender à solicitação de um médico", descreve Griffin.

Para definir a PROSEnet, o Providence, que não tinha planos de aposentar o servidor de grande porte, porém precisava de uma interface mais amigável, fez uma pesquisa com os médicos, que evidenciou a acessibilidade, tanto no ambiente do hospital quanto nos consultórios, como prioridade. "Também observamos criteriosamente os hábitos de uso do sistema e como os clínicos exploravam seus recursos", explica a analista.

Uma equipe de especialistas em rede, programação, suporte a PCs e análises clínicas trabalhou com os profissionais, para entender suas necessidades. Para complementar a pesquisa, a analista acessou a lista de discussão do grupo de usuários da Siemens, descobriu que o Henry Medical Center, de Atlanta, utilizava as soluções da Attachmate para apresentar no browser as informações armazenadas no servidor. Desta forma, seria possível manter o servidor INVISION ativo e ao mesmo tempo ter o acesso via web.

A implementação foi rápida: começou em outubro e em janeiro já estava em operação. Os campos de caracteres das telas antigas foram mantidos. As funções peculiares dos aplicativos de mainframe foram descritas em XML, o que tornou a rede receptiva a qualquer outra aplicação legada. Além disso, a Attachmate Consulting desenvolveu códigos para o sistema de retaguarda, o servidor de aplicações (middleware) e a interface com o usuário. Desta forma, o Providence não precisou alocar recursos para substituir o sistema, reduzindo os custos da implantação. "Pudemos desenvolver exatamente o que queríamos e continuar usando o que tínhamos", acrescenta.

A PROSEnet opera em conformidade com HIPAA - lei americana que regula a segurança das informações de saúde e estabelece padrões para a troca eletrônica de dados. Neste sentido, embutiu todos os mecanismos de proteção nos sistemas. O Providence tem um servidor SQL como base de dados. Um recurso de acompanhamento de cada entrada no sistema provê ao administrador informações detalhadas sobre quem está utilizando as aplicações e quais as operações realizadas. "Além do aspecto de segurança, o histórico dos acessos indica quais melhorias devemos implementar", destaca Griffin.

"A Attachmate continua a buscar melhorias na aplicação", reconhece Griffin. Tais ajustes envolveriam pouco trabalho de programação, o que acrescenta vantagens à abordagem da Attachmate. Agregar novas funcionalidades ao aplicativo legado, ou integrar recursos de outros sistemas, é hoje uma opção disponível, com o mínimo de desgaste.

Sobre o Providence - Desde 1854, o Providence Hospital tem prestado serviços de qualidade e tratado dos cidadãos de Mobile, no Alabama (EUA). A instituição cresceu de uma instalação com 60 leitos para um complexo centro de saúde, de 247 acres. O hospital trabalha com tratamento de alta tecnologia, como cirurgia não invasiva, radioterapia, cirurgia a laser e intervenções cardíacas.

Sobre a Attachmate - A Attachmate Corporation, um Microsoft Gold Certified Partner, é um fornecedor mundial de soluções de missão crítica de acesso a host para as 500 maiores empresas pela Fortune e as 2000 maiores empresas do mundo. A empresa fornece soluções para acesso direto, em tempo real a sistemas back-office, soluções Web-to-host e desktop-to-host, além de flexíveis ofertas de serviços Web e integração de aplicações corporativas.

ABN

Nenhum comentário: