sábado, 31 de janeiro de 2009

Teorias da Comunicação - O Pensamento e a prática da Comunicação Social


O livro tem como objetivo principal ajudar aos que necessitam conhecer o campo (de estudos) da Comunicação, fornecendo subsídios teóricos adequados. Contém o que os autores chamam de instruções básica à teoria (e, por via de conseqüência, às distintas teorias) da comunicação.

Área que apresenta algumas carências em relação a uma bibliografia de produção brasileira, embora tenha bons pensadores no cenário internacional que se dedicam a essa tarefa, a Teoria da Comunicação Social ganhou, em este livro, um manual introdutório que preenche a lacuna.

Os autores traçam um panorama das correntes teóricas do pensamento da comunicação, passeia pelos elementos de comunicação – os meios propriamente ditos – e mergulham nas diversas teorias da área.

Livro de leitura recomendada nas disciplinas Teoria da Comunicação, História da Comunicação e Antropologia e Comunicação e de leitura complementar nas disciplinas Comunicação e Marketing, Sistemas e Tecnologia da Comunicação, Comunicação e Realidade Brasileira. Também é leitura recomendável para os profissionais e estudantes de Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Radialismo e Produção Editorial.

Os Autores

Aluizio Ramos Trinta é bacharel e licenciado em Letras pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (atual UFRJ). Foi professor-leitor de Cultura Brasileira na Universidade de Toronto, no Canadá, especializando-se em Comunicação no Center for Culture and Technology of the University of Toronto (Canadá). É mestre em Letras/Lingüística pela Faculdade de Letras da UFRJ; e doutor em Comunicação e Cultura por esta mesma Universidade.

Ilana Polistchuk é mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicação da UFRJ, jornalista pela Escola de Comunicação da UFRJ e médica pela Faculdade de Medicina da UFRJ; Editora de publicações do Laboratório de Editoração do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UERJ e professora da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá.

Serviço: Teorias da Comunicação. Autores: Aluizio Ramos Trinta e Ilana Polistchuk. Lançado em 10/2002. Nº de Páginas: 184. Editora Campus.

Nenhum comentário: