quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Nebulosa é gerada por estrelas na Via Láctea

A imagem mostra um grande campo de estrelas no braço da Via Láctea conhecido como Carina.

No centro, bem brilhante, está a estrela HD 87643, e a nebulosa de gás e poeira que reflete sua luz. A imagem foi feita pelo observatório La Silla, no Chile, que é operado pelo ESO (European Southern Observatory).
Há tempos a organização vem estudando o corpo celeste e acredita que, em intervalos de 15 a 50 anos, matéria seja expelida pela estrela. O fato pode ser explicado pela localização de uma estrela companheira, cuja distância da HD 87643 é cerca de 50 vezes a da Terra para o Sol. As duas estrelas provavelmente orbitam entre si, em períodos entre 20 e 50 anos, em uma trajetória elíptica. Isso faria com que elas se aproximassem de tempos em tempos, disparando os gases que criam a nebulosa.

O ESO promove pesquisas astronômicas e é financiado pela Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, França, Finlândia, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.

Info Online

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Ad-Aware elimina spyware do PC


O Ad-Aware é um famoso programa de segurança para o PC com mais de 10 anos de vida. Ele tem como função básica vasculhar o computador e eliminar os programas que roubam informações do internauta.

O programa tem ainda algumas outras funções extras de segurança. Elas protegem o PC de cavalo-de-tróia e hijackers. Também age contra a ação de programas e códigos maliciosos que roubam as senhas dos computadores. É um bom recurso para quem costuma deixar a opção de guardar senhas do navegador habilitado.

O Ad-Aware tem uma interface simples e fácil de usar, graças aos menus em português e as explicações dos comandos bem visíveis. Além disso, vem com três opções pré-configuradas para vasculhar o micro atrás de adware. Essa opção é positiva, porque o usuário não perde tempo configurando o software toda vez que suspeitar que o micro possa estar infectado com algum tipo de praga virtual.

Como os modernos antivírus, o Ad-Aware dá dicas aos usuários do que fazer quando uma praga virtual ou um adware é localizado no computador. O único ponto negativo do Ad-Aware é que ele não se atualiza automaticamente. Para fazer isso, o usuário precisa apertar uma função no painel de controle do programa.

Além Ad-Aware gratuito, a Lavasoft oferece uma versão paga do programa. Ela tem mais funções de segurança e protege o computador contra vírus.

Download do software

Info Online