quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Como tornar o Windows menos pentelho?

Começou um novo ano e você quer mudar sua vida, certo? Mas, antes de parar de fumar, emagrecer e ser uma pessoa ecologicamente correta, que tal acabar com as mensagens mais pentelhas do Windows?

Apesar de ter as melhores intenções, o Windows enche o seu saco diariamente com mensagens que servem apenas para encher seu saco. Dois exemplos: a obrigatoriedade de reiniciar o sistema depois de baixar o Windows Update e o pedido para envio de Relatório de Erros, sempre que algum aplicativo falha. Com um pouco de malícia, dá para desativar essas duas chatices. A seguir, veja como;

ADEUS AO RELATÓRIO
Para evitar que, depois de um crash, o Windows peça que você envie um relatório de erros para a Microsft, faça o seguinte procedimento;

No Windows XP, clique com o botão direito do mouse no ícone Meu Computador e escolha Propriedades. Clique sobre a aba Avançado e depois aperte o botão Relatório de Erros. Daí é só marcar a opção Desativar Relatório de Erros. Também é bom desmarcar o item “Notificar-me quando ocorrerem erros críticos”.

No Windows 7, essa opção está escondida dentro da Central de Ações. Acesse-a digitando seu nome no campo de buscas da barra Iniciar e, na janela que vai aparecer, clique no link Alterar as configurações da Central de Ações. Lá, você poderá escolher quais mensagens de alerta o Windows 7 vai ou não mostrar.

EU REINICIO QUANDO EU QUERO
Para evitar que o Windows Update exija o reinicio da máquina no Windows XP. É precisa usar o editor de registros do Windows. Para tanto, vá ao menu Iniciar, clique em Executar e digite regedit e depois tecle Enter. Dentro do aplicativo que abrirá, procure pelo seguinte registro:

HKEY_LOCAL_MACHINE\
SOFTWARE\
Policies\
Microsoft\
Windows\
WindowsUpdate\AU

Quando chegar lá, clique com o botão direito do mouse, escolha NOVO e depois Valor DWORD. Depois insira o seguinte nome na entrada (assim mesmo, com tudo junto): NoAutoRebootWithLoggedOnUsers e use o valor 1 (no campo, Dados do Valor).
Dessa forma, o Windows não vai reiniciar sozinho depois de ter feito o Update.

Nunca é demais lembrar que é preciso de cuidado ao editar o Registro do Windows. Se você não tem certeza sobre o que está fazendo, melhor não arriscar.

Info Online

Tome cuidado com a moeda verde no orkut

Abusando dos inocentes, os velhos criminosos virtuais acharam uma forma bem eficiente de espalhar vírus e malware para os usuários dos aplicativos orkut.

A mais popular até o momento é pegadinha da moeda verde, utilizada no aplicativo Colheita Feliz. O princípio do jogo é o mesmo do FarmVille, no Facebbok. Você é um fazendeiro que precisa comprar itens e plantar sementes para prosperar.

Alguns itens só podem ser comprados com as tais moedas, que precisam ser compradas. É aí que mora o perigo. Sites, blogs e spam dizem que existem formas de conseguir as tais moedas verdes trapaceando por meio de scripts ou links miraculosos.

Usuários gananciosos e que nem fazem idéia do significado do termo “segurança da informação” são os primeiros a clicar nos links fornecidos e a contrair vírus e malware.

Se você é um administrador de sistemas, avise seus usuários sobre os riscos e as consequências de infectar as máquinas da empresa.

Se você for um usuário contaminado… Procure uma solução de segurança na internet e faça varreduras completas, daquelas mais demoradas, para limpar a sua máquina. Lembre-se de conferir as atualizações do programa escolhido.

Info Online

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Conheça o modo todo poderoso do Windows 7

Um truque permite criar um superpainel de controle no Windows 7, concentrando uma enorme lista de configurações do sistema no mesmo local.

Usuários americanos apelidaram o superpainel de God Mode (Modo Deus). Esse é o nome daquele modo em que o protagonista de um jogo de ação ganha munição infinita e todas as armas disponíveis. O apelido é um exagero, é claro. Mas o truque – uma espécie de “ovo de Páscoa” escondido no Windows 7 – não deixa de ser interessante. Ativar o modo todo poderoso é simples. Basta criar uma pasta e dar a ela um nome com um código hexadecimal específico como extensão. Tente, por exemplo, este nome:

PoderTotal.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

Feito isso, a pasta passa a ser identificada com o ícone do Painel de Controle. Dentro dela, aparecem dezenas de ícones para acesso a configurações do sistema. Me disseram que isso funciona também no Windows Vista. Mas, num teste rápido que fiz no INFOLAB, não funcionou. Cada vez que eu tentava abrir, apagar ou renomear a pasta, o Windows Explorer travava e era reiniciado. Já no Windows 7 não houve problemas e o superpainel funcionou como esperado.

Info OnLine