quinta-feira, 22 de julho de 2010

Formulários em HTML5

Tag INPUT

Começando pela tag INPUT, que antes aceitava tipos limitados de entradas. Agora ela inclui novos tipos de entradas. São eles:
search - para pesquisas;
number - são setas para aumentar e diminuir números, limitando número máximo e mínimo;
range - botão deslizante;
color - mostra uma paleta de cores;
tel - números de telefones;
url - endereço de url;
email - endereço de e-mail;
date/month/week - mostra no campo um calendário que permite navegar entre meses e anos;
time - para mostrar a hora;
datetime - configura data e hora;
datetime-local - data e hora local.

Muitos desses campos nos facilitarão e muito o trabalho, como o campo de paleta de cores e datas.
Modo de utilizá-los: <-input type="email" name="email" required />
Outra funcionalidade super bacana é o atributo "required", utilizado acima. O HTML5 valida o campo do formulário de acordo com a entrada (caso esteja configurado como tipo "email", ele vai validar o email e, assim, fazer a submissão do formulário.)
Mais funções bacanas:
Autocomplete: Se setado como "on", ele habilita o autocompletar nos campos. Desabitila, caso "off".
Autofocus: Foca o campo no carregamento da página.
Form: Define um ou mais formulários a que o campo pertence. Ex.: <-input type="url" name="link" form="frmCadastro" />
Formaction: Substitui o atributo forma de ação. Deve ser uma URL válida que define para onde enviar os dados quando o formulário é submetido.
Formencctype: Substitui atributo enctype do formulário. Define o tipo MIME utilizado para codificar o conteúdo do formulário. Aceita "application/x-www-form-urlencoded", "multipart/form-data" e "text/plain".
Formmethod: Substitui atributo do formulário método. Define o método HTTP para o envio de dados para o URL de ação. Aceita "get", "post", "put" e "delete".
Formnovalidate: Substitui atributo "novalidate" no formulário. Se for setado como "true", esse campo não será validado quando for submetido.
Formtarget: Substitui atributo do formulário de destino. Aceita "blank", "_self", "_parent" e "_top".
Width e Height: Definem largura e altura do campo do formulário, respectivamente. Podem utilizar medidas em percentagem e pixels. *Apenas para "Image Button".
Max e Min: Valor máximo e mínimo de um campo de entrada no formulário. Se utilizados juntos, podem criar limites de valores.
List: Referencia um elemento DataList. Muito bacana. Caso tenha um elemento
  • com determinado ID, referencie esse ID e tenha sua lista predefinida. (
  • quarta-feira, 21 de julho de 2010

    Novos domínios ´.co´chegam à web



    Google, Coca Cola, Twitter, BMW, entre outras, são algumas das empresas que já reservaram seus novos endereços

    Alternativa para quem perdeu um domínio “.com”, a empresa .CO Internet disponibilizou hoje para toda a web o registro “.co”.


    Os novos domínios podem ser adquiridos em sites de revenda como o GoDaddy.com, Register.com e Network Solutions, entre outros.

    Segundo o presidente da .CO Internet, esses domínios representam a próxima fase no desenvolvimento da web. “Os domínios ‘.co’ irão criar novas oportunidades no comércio global, desenvolvimento de conteúdo, mídias sociais e outras formas de interatividade, as quais enriquecem a experiência online”, disse ele.


    Segundo o comunicado da empresa, desde que eles pré-disponibilizaram o novo formato em fevereiro deste ano, 39 mil domínios já foram solicitados. Empresas que fazem parte da lista Brand Finance Top 500, como Amazon, Apple, BMW, Coca-Cola, Disney, ebay, Google etc., já reservaram seus domínios alternativos “.co”. Um exemplo é o endereço t.co, reservado pelo Twitter.


    Segundo o site, o domínio “e.co” foi negociado por 81 mil dólares. Com a novo formato, as extensões passam a ser “co.uk”, “co.jp”, ou “co.br”. Mais informações podem ser acessadas no endereço cointernet.

    InfoAbril