sexta-feira, 10 de julho de 2009

Google Maps passa a mostrar lugar do usuário

Novo botão ´Mostrar meu local´: Google Maps diz que sabe onde todos os usuários se localizam.
Os usuários de desktop e laptop, agora, já podem fazer uso da ferramenta “Mostrar meu local” (ou My Location) do Google Maps, que localiza geograficamente as máquinas pelo recurso de W3C Geolocation API.
O botão fica no canto esquerdo superior do mapa, entre o boneco acima do zoom e as opções de manobra panorâmica, e só é compatível com navegadores Google Chrome (2.0+) e Mozilla Firefox (3.5+) – ou qualquer navegador com a versão mais recente do Gears.
Como de costume, o Google Maps brasileiro ainda deve demorar mais alguns dias para receber o recurso. Mas os usuários nacionais podem visualizar o novo botão ao entrar na versão internacional, sem o “br.”.
O My Location já era conhecido pelos usuários de celulares e smartphones. Desde ontem (8), usuários dos Estados Unidos já usam o recurso em seus computadores.
Ao usar o recurso oficialmente pela primeira vez, o Google pede a permissão do usuário antes de informar a localização via Google Maps. A companhia, em sua página, garante que a decisão pode ser feita e desfeita quantas vezes o usuários quiser.
O W3C Geolocation é uma especificação que fornece acesso por scripts às informações de localizações geográficas associadas ao dispositivo de hospedagem.

INFO ONLINE

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Conheça as Melhores e Maiores da Exame em TI

As empresas de tecnologia e telecomunicações brilharam na 36ª edição do prêmio Melhores e Maiores da revista Exame, realizado nesta terça-feira (07/07) no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo.

O UOL levou o prêmio na categoria Indústria Digital, enquanto a B2W, que nasceu da junção da Americanas.com e do Submarino há dois anos, foi o destaque na categoria Varejo.

Na categoria Telecomunicações, quem levou a melhor foi a Telefônica, enquanto a Prysmian, fornecedora de cabos e sistemas de alta tecnologia para energia e telecomunicações, foi premiada como a melhor em Eletroeletrônicos. Já na área de Serviços, a vencedora foi a Visanet.

Confira a cobertura completa no Portal EXAME

Ao todo, foram premiadas as empresas de 18 setores escolhidas a partir de um conjunto de critérios definidos em conjunto com a Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, da Universidade de São Paulo). A grande vencedora da noite foi a Natura, que levou o prêmio de melhor empresa do ano.

O sucesso das empresas é avaliado a partir de uma comparação dos resultados obtidos em termos de crescimento, rentabilidade, saúde financeira, participação de mercado e produtividade por empregado.

Para a escolha dos premiados, foram avaliados dados de mais de 3.500 empresas. Todas publicaram demonstrações contábeis no "Diário Oficial" dos estados ou enviaram seus resultados para análise de Melhores e Maiores. Empresas de porte significativo que preferem não divulgar resultados tiveram seu faturamento estimado por analistas.

INFO ONLINE

Google estreia rival do Windows em 2010

Sergey Brin, fundador do Google: gigante das buscas ataca jugular da Microsoft.

O Google está desenvolvendo um sistema operacional para netbooks que pode pôr fim ao duradouro domínio da Microsoft sobre a experiência dos usuários de computadores.
O novo programa, anunciado na noite de terça-feira (06/07) pelo gigante das buscas, será baseado no navegador Chrome, que completou nove meses de idade.
A companhia vai contar com a ajuda da comunidade de desenvolvedores de código aberto para criar o sistema operacional do Chrome, que deve estar disponível a partir do segundo semestre de 2010.
O Google confirmou seus planos logo após o serviço de notícias de tecnologia Ars Technica e o The New York Times publicarem rumores a respeito da novidade.
O sistema operacional representa a mais corajosa estratégia da companhia para competir diretamente com sua mais forte rival: a Microsoft.
Nos últimos anos, a fabricante do Windows assistiu a alguns de seus principais executivos a trocarem por cargos no Google. Além disso, a suíte online de aplicações Google Apps vem sendo uma irritante concorrente para pacote Office.
Por outro lado, a companhia de Redmond investiu bilhões de dólares para aperfeiçoar seu mecanismo de pesquisa online e seu sistema de anúncios na internet. No mês passado, o Bing, novo buscador da Microsoft, conseguiu aumentar a participação da empresa no mercado.
Agora, o Google mira a jugular da maior fabricante de software do planeta enquanto prepara o novo sistema operacional do Chrome.
Grande parte do poder e da receita da Microsoft são oriundos do Windows, que está instalado na maioria dos computadores do mundo há cerca de duas décadas.
Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google, diversas vezes classificaram o Windows como um programa sem graça muito suscetível a vírus e outros problemas de segurança.
"Ouvimos sempre a opinião de nossos usuários e eles são claros: os computadores precisam melhorar urgentemente", escreveu Sundar Pichai, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, no blog da companhia.
Eric Schmidt, CEO do gigante das buscas, e Brin devem dar mais detalhes sobre o novo sistema operacional ainda nesta semana quando se apresentarem na conferência de mídia organizada pelo Allen & Co em um resort em Idaho.
"Acreditamos que a possibilidade de escolher estimulará a inovação e todos serão beneficiados, incluindo o Google", acrecentou Pichai.

Associated Press