quinta-feira, 25 de junho de 2009

Luz branca de uma molécula será LED barato

Químicos e pesquisadores dizem que uma única molécula que emite luz branca poderia acelerar o desenvolvimento de LEDs de baixa energia para a próxima geração de fontes e displays.
O estudo é meio sul-coreano, meio espanhol. Soo-Young Park, da Universidade de Seul, se juntou a colegas da Universidade de Valência para desenvolver uma molécula de “simples fabricação com perfeita reprodução de cor e estabilidade”.
No artigo descrito no Journal of the American Chemical Society, os cientistas apresentam uma concentração independente de uma molécula emissora de luz branca “baseada no estado intramolecular de materiais de transferência do próton”.
A molécula seria capaz de se comportar como duas moléculas separadas de produção. Quando estimuladas por determinada voltagem, ela origina luz laranja e luz azul que se juntam para criar a branca.
Segundo os criadores, a molécula converte elétrons em fótons de maneira 30 vezes menos eficiente do que os LEDs comerciais, mas deve ganhar uma melhoria considerável depois que o método for otimizado.
A vantagem da descoberta é que será uma forma de gerar luz branca de uma maneira mais simples e barata. Se fosse gerá-la por OLEDs, o que seria bem difícil devido suas propriedades orgânicas, o custo seria muito maior, por exemplo.

INFO Online

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Começa o décimo Fórum de Software Livre

Fórum Internacional reúne comunidade e pensadores do Free Software para discutir os rumos da tecnologia aberta e compartilhar conhecimento.
Em sua décima edição, o FISL receberá, de hoje até sábado, presenças ilustres como o co-fundador do Pirate Bay, Peter Sunde, o chefe do departamento de desenvolvimento Open Source do Google, Leslie Hawthorn, e o sempre presente guru do Free Software, Richard Stallman.
Também são esperados para o evento a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, e o presidente Lula. Representantes da Mozilla Foundation, Sun, Globo.com, USP e as algumas das principais autoridades no desenvolvimento de linguagens como Python, Ruby e Java.
Outra atração da décima edição do FISL é o Festival de Cultura Livre, que contará com palestras, oficinas e desconferências sobre ferramentas de criação com código livre e apresentações artísticas.

INFO ONLINE

Metade da América Latina na web é do Brasil

A web latina: 10% de toda a população mundia online e a região mais conectada do mundo.
Se todos os internautas da América Latina fora do Brasil se juntassem, não superariam o número de usuários nacionais.
É o que sugere a pesquisa da consultoria everis feita em parceria com a Escola de Negócios da Universidade de Navarra (IESE Business School), que avaliou 44 países.
Utilizando bases estatísticas da União Internacional de Telecomunicações, o estudo aponta que 5% dos internautas mundiais são brasileiros, o quinto país mais conectado. A América Latina responderia por 10% do total.
Ainda assim, o conjunto de países latino-americanos é o que possui maior índice de acesso à banda larga, quando é comparado com América do Norte, Europa, Ásia e Oceania: 79,2% de todos os usuários.
Parte do número se deve à capacidade do Chile em adotar a banda larga para 97,5% de todas suas conexões. A nação brasileira teria 84,9% com banda larga.
Em uma breve comparação, o Brasil, em abril de 2009, segundo dados da Nielsen Online, teve acesso à internet em banda larga em 87,6% dos usuários residenciais.
No mundo, a média de acesso por banda larga é de 62% do total.
O poder latino-americano
Brasil, Colômbia, Cuba e Paraguai, de acordo com o estudo, cresceram mais de 40% em relação ao número de usuários na internet, de 2000 a 2008.
O PIB, porém, nem sempre está relacionado com o número de usuários. Enquanto Brasil, Colômbia e Peru apresentam números acima do previsto, Argentina, Chile, México, Uruguai e Venezuela possuem um baixo número de usuários para seus PIBs.
A banda larga, em compensação, está presente em quase todos na faixa de 70% e 80%. Depois de Chile, que tem o melhor índice latino-americano, vem Colômbia (88,8%), Venezuela (85,4%), Brasil (84,9%), Uruguai (80,1%), México (80%) e Argentina (72,4%)

INFO ONLINE

terça-feira, 23 de junho de 2009

MySpace Brasil fecha as portas

O MySpace Brasil vai fechar as portas a partir de 1º de julho. Na realidade, se depender do humor da equipe daqui, já a partir de amanhã todos os funcionários vão querer esquecer a empresa.

A notícia chegou hoje no final da tarde à sede do MySpace Brasil, no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo. Nem sequer o diretor da operação brasileira, Emerson Calegaretti, sabia da movimentação.

Segundo o relato que ouvi, Calegaretti primeiro foi surpreendido pela demissão do seu chefe, Victor Kong, o responsável pela América Latina. Algum tempo depois, soube que o escritório brasileiro também seria fechado.

Seus superiores enviaram um arquivo em Power Point que deveria ser exibido aos funcionários. Segundo os relatos que ouvimos, Calegaretti se recusou a fazê-lo. (Estamos tentando contato com ele, mas até agora não conseguimos.)

Calegaretti reuniu os funcionários e contou a novidade. "Fomos pegos de calças curtas", disse um dos demitidos. "É possível que um ou outro fique na Fox (empresa dona do MySpace) para manter o site em português, mas agora ninguém sabe de nada."

Embora a crise do MySpace não fosse novidade para ninguém, havia a expectativa de que a operação brasileira sobrevivesse. Há dez dias, num almoço que eu e a Camila Fusco tivemos com Calegaretti, ele confirmou que o MySpace Brasil dava lucro e era responsável pelo oitavo maior faturamento da empresa, entre os 30 escritórios mundiais da empresa.

Além do Brasil, México e Argentina também terão seus escritórios fechados.

Nenhuma palavra sobre o que será do acordo anunciado na quarta-feira passada com o iG, depois de longos meses de negociação. Nada, também, sobre outras parcerias que o site tinha com empresas de mídia e anunciantes.

Calegaretti havia comentado que tinha viagem marcada aos Estados Unidos, para conhecer o novo CEO da empresa, Owen Van Natta. "A passagem estava até comprada", disse nosso informante.

Pelo jeito, não vai acontecer. Antes que pudéssemos confirmar a informação, a assessoria de imprensa do MySpace Brasil nos disse que deve haver um comunicado sobre a empresa amanhã. Continuaremos tentando um contato com Calegaretti para obter mais detalhes.

Atualização: Notei que muitas pessoas andam comentando no Twitter que o MySpace vai desaparecer aqui. Não é isso. Embora ainda não tenha confirmação nenhuma, suponho que as páginas pessoais (e de bandas) que já existem continuarão no ar, e novas poderão ser criadas.

O que vai deixar de existir é a representação comercial do MySpace por aqui, além de toda a geração de conteúdo local.

Antes de o MySpace abrir um escritório brasileiro, muita gente já tinha um perfil no site. O Facebook não tem nenhum representante aqui, mas um monte de gente tem seu perfil lá. Idem para o Twitter.

De qualquer modo, essa é certamente uma das perguntas que faremos assim que conseguirmos contato com o pessoal do MySpace.

Exame

Steve Jobs se prepara para o retorno

Steve Jobs, CEO da Apple: executivo voltou a ser citado em releases da companhia.

SÃO FRANCISCO - O CEO da Apple, Steve Jobs, esteve na sede da companhia na segunda-feira (22/06), levantando suspeitas de que em breve voltará ao trabalho.
Jobs, que está de licença médica desde janeiro, foi visto por um repórter deixando a sede da Apple em Cupertino, na Calfórnia, vestindo jeans e camiseta preta - seu traje habitual.
Após o Wall Street Journal publicar que o executivo sofreu uma cirurgia para transplante de fígado há dois meses, rumores de que ele retornará às suas atividades diárias na companhia em breve ganharam força.
Na segunda-feira (22/06), Jobs também foi citado em um release da Apple pela primeira vez em meses, sugerindo que o homem considerado responsável pelas inovações da fabricante do iPhone está de volta.
"É a primeira vez que vemos a Apple citar Steve Jobs desde que divulgaram a licença médica do CEO", disse o analista da Oppenheimer & Co, Yair Reiner.

No release enviado a jornalistas, a Apple afirmou que já vendeu mais de 1 milhão de unidades do novo modelo do iPhone em apenas três dias, superando projeções de analistas.
"Os consumidores estão escolhendo e o iPhone está ganhando", declara Jobs no release.
Alguns analistas acreditam que as fortes vendas do iPhone 3GS podem, de certa maneira, distrair investidores preocupados com a saúde de Jobs.
"Os investidores verão que a Apple conseguiu fazer um bom trabalho na estréia do iPhone 3GS mesmo sem a presença de Jobs", sugeriu o analista do Susquehanna Financial Group, Jeffrey Fidacaro.
Segundo ele, as vendas do iPhone 3GS foram satisfatórios, levando em conta que o novo aparelho só estava disponível em oito países. O modelo anterior do smartphone estreou na mesma data em 21 países e também registrou 1 milhão de vendas no primeiro final de semana.

Reuters