quinta-feira, 14 de maio de 2009

Google como ferramenta de apoio ao aprendizado

Utilizar mecanismos de busca para agilizar a aquisição do conhecimento é algo que pode ser implementado em sala de aula. Para tanto, os educadores devem se adaptar à tecnologia e extrair dela o que há de melhor. Por outro lado, os educandos devem ser orientados para evitar os perigos que podem vir com o mau uso da tecnologia.

Em primeiro lugar, os educadores precisam ter em mente que não adianta questionar os alunos de maneira objetiva. Dessa forma, perguntas do tipo "o que", "como" e "quando" são muito fáceis de serem encontradas nos mecanismos de busca. Devem-se mudar as questões para "por quê". Assim, o aluno é forçado a pensar na resposta. Outra tática interessante é misturar conceitos, para que o aluno, através da reflexão, possa raciocinar e encontrar a resposta. O trabalho baseado em projetos, onde o aluno é estimulado a achar soluções para problemas ou situações reais, também deve ser amplamente utilizado para evitar as respostas prontas e disponíveis na grande rede.

Essa mudança é necessária porque os alunos tendem a cair em um grave erro que pode prejudicar irremediavelmente o desenvolvimento e aquisição do conhecimento. Alguns alunos simplesmente abrem mão de raciocinar e buscam tudo, mas tudo mesmo, no Google. Às vezes, questões simples, que podem ser solucionadas prestando atenção ao que se faz, passam direto para o mecanismo de busca.

No meu trabalho de educação visando a formação profissional de jovens e adultos, tenho notado que cada vez mais os alunos buscam este tipo de artifício para encontrar as respostas que poderiam ser inferidas por eles. Por exemplo, ao invés de analisar o código de uma linguagem de programação, os alunos tendem a buscar situações semelhantes desenvolvidas por outros programadores. Aparentemente é mais fácil e muitos dirão que "não é necessário reinventar a roda". Concordo com este pensamento e acredito que não precisamos inventar coisas que já existem. Porém, achar erros no código ou soluções para problemas de lógica é mais rápido, fácil e, principalmente, desenvolve a capacidade de solucionar problemas. Sem isso, perde-se um tempo enorme para localizar eventuais respostas e a solução encontrada pode não ser a melhor para o problema apresentado. Ela pode simplesmente funcionar. A idéia é que o aluno se concentre no código e busque por si mesmo a solução.

Fazer com que os alunos localizem as informações objetivas na rede é útil, mas fazê-los pensar e raciocinar é fundamental.

A tecnologia é muito útil e abre um mundo de possibilidades para os alunos ampliarem o conhecimento. Afinal, nunca se teve acesso a tanta informação e tão rapidamente em toda história da humanidade. Contudo, como qualquer ferramenta, pode ser bem ou mal utilizada. Cabe a nós, educadores, orientar os alunos para que não caiam em armadilhas que podem tornar o resultado contrário ao desejável.

iMaster

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O que é DHCP?

Quando falamos em redes, existem alguns recursos que são utilizados e facilitam muito a nossa vida, mas nem os percebemos. Um deles é o protocolo DHCP. Do inglês Dynamic Host Configuration Protocol (que ficaria, em português, algo como Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede), é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente.
Este protocolo começou a ganhar terreno aproximadamente em Outubro de 1993, sendo o sucessor do BOOTP que, embora seja mais simples, tornou-se muito limitado para as exigências atuais.
Por que ele é importante?
Digamos que você seja o administrador de uma rede. Se fosse uma rede doméstica com 3 computadores, não seria trabalhoso atribuir um número de IP e todos os parâmetros necessários para cada um deles. Agora, se fossem 100, 200 ou mais, certamente a história seria outra.


O protocolo DHCP faz exatamente isto, por meio dele um servidor é capaz de distribuir automaticamente endereços de IP diferentes a todos os computadores à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs é feita em um intervalo pré-definido configurado no servidor. Sempre que uma das máquinas for desconectada o IP ficará livre para o uso em outra.
Você já deve ter ouvido que recebe um endereço de IP diferente para cada conexão de internet, certo? Este é um fato cujo responsável é o DHCP combinado com protocolos diferentes.


Como ele faz isso?
Resumidamente, utilizando um modelo cliente-servidor, o DHCP faz o seguinte:
● Quando um cliente conecta-se a uma rede ele envia um pacote com um pedido de configurações DHCP.
● O servidor DHCP gerencia uma faixa fixa de IPs disponíveis juntamente com as informações e parâmetros necessários (gateway padrão, nome de domínio, DNS, etc).
● Quando este servidor recebe um pedido, ele entrega um destes endereços e configurações para o cliente.
Modos de Funcionamento
Ele pode operar de três formas: automática, dinâmica e manual.
Automática, no qual uma quantidade de endereços de IP (dentro de uma faixa) é definida para ser utilizada na rede. Neste caso, sempre que um dos computadores de uma rede solicitar a conexão com ela, um destes IPs será designado para a máquina em questão.
Na dinâmica o procedimento é bem parecido com o efetuado pela automática, porém a conexão do computador com determinado IP é limitada por um período de tempo pré-configurado que pode variar conforme desejado pelo administrador da rede.
No modo manual o DHCP aloca um endereço de IP conforme o valor de MAC (Medium Access Control) de cada placa de rede de forma que cada computador utilizará apenas este endereço de IP. Utiliza-se este recurso quando é necessário que uma máquina possua um endereço de IP fixo.
Como o DHCP possui suporte para diversas plataformas, ele traz uma solução eficiente e fornece uma grande ajuda para os administradores de rede.

Por Rafael Loos

Em resposta ao Twitter, Google traz resultado de buscas em tempo real

Usuário agora pode limitar período em que resultados entraram na web.

Novidade faz parte de pacote de anúncios feitos pela empresa nesta terça.
O Google anunciou nesta terça-feira (12) a oferta de novas alternativas para melhorar os resultados das buscas virtuais.
Uma das principais novidades, já disponível no sistema, é a possibilidade de os internautas limitarem o tempo em que as informações foram publicadas na internet – ao clicar em “Show Options”, na página em inglês, é possível visualizar os resultados recentes, das últimas 24 horas, da última semana ou do último ano.

A possibilidade de acesso a conteúdo em tempo real representa uma resposta ao serviço de microblog Twitter, que já oferece esta alternativa. Ao fazer uma busca no Twitter Search, o usuário consegue visualizar tudo o que foi postado no site, sobre determinado assunto, nos últimos dias. O Google também permite que o usuário tenha acesso somente a conteúdo de determinadas categorias (vídeos, fóruns e análise) ou organizado em diferentes formatos e linha do tempo.

“O Search Options reúne diversas ferramentas que permitem a você separar os resultados e gerar diferentes pontos de vista para encontrar o que você procura de maneira rápida e fácil. A alternativa ajuda a resolver um problema que pode ser: que pergunta devo fazer?”, explicou o Google, no anúncio oficial.
No forno
Outra novidade, chamada de “Google Squared”, é uma ferramenta que apresentará os sites relacionados às buscas em formato de planilha – prevista para o mês que vem, essa opção tem como objetivo facilitar a visualização dos resultados.

G1

Intel recebe multa recorde da UE por truste

BRUXELAS - A Comissão Europeia aplicou uma multa recorde de 1,06 bilhão de euros à Intel por causa de descontos ilegais e outras práticas mantidas pela fabricante de chips para prejudicar sua concorrente AMD.
“A Intel desrespeitou milhões de consumidores europeus ao deliberadamente tentar afastar competidores do mercado de chips de computadores durante vários anos”, afirmou Neelie Kros, membro da CE, nesta quarta-feira (13/05).
O órgão executivo do bloco europeu explicou que a Intel pagava fabricantes de computadores para adiar ou cancelar estreias de produtos que utilizavam componentes da AMD e dava descontos às companhias que preferissem ou somente trabalhassem com seus chips. Além disso, a Intel pagava varejistas para comercializar apenas computadores com chips da marca.
A Comissão exigiu que a Intel “interrompa imediatamente suas práticas ilegais.” Porém a companhia poderá continuar oferecendo descontos, já que esta é uma estratégia considerada legal.
A multa determinada para a violação da Intel é a maior já imposta a uma única companhia, excedendo em 896 milhões de euros a penalidade aplicada à fabricante de vidros Saint-Gobain no ano passado e em 497 milhões de euros a multa que a Microsoft recebeu em 2004 por abuso do seu domínio do mercado de programas de computador.
Foram analisadas práticas mantidas desde 2002 pela Intel e a CE acrescentou que a Europa responde por 30% do mercado de 22 bilhões de euros no qual a companhia opera.

Reuters

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Designer coloca zíper em fone de ouvido

Produto ainda conceitual de Ji Woong foi divulgado pelo ‘Yanko Design’.
Usuário abre zíper na hora de ouvir música e o fecha na hora de guardar. Produto conceitual foi divulgado pelo site 'Yanko Design'.
Usuário pode controlar, no próprio fone, o volume da música.