sábado, 31 de janeiro de 2009

Volkswagen Concept D, um novo conceito em automóveis de alto luxo



Frankfurt (ABN News) - Câmera de vídeo para manobras de ré, maçanetas com sensores de calor, modernos sistemas de telefonia e de navegação, faróis de xenon. Luxo, requinte e tecnologia de ponta incorporados em um carro-conceito. O Concept D da Volkswagen estabelece uma nova definição para automóveis da categoria de alto luxo.

Uma das principais atrações do Salão de Frankfurt, realizado em setembro, o Concept D é o ponto de partida para a investida da Volkswagen em um dos segmentos mais competitivos da Europa. O cupê de quatro portas, com quase cinco metros de comprimento, esbanja luxuosidade e possui acabamento de primeira.

O protótipo experimental dá idéia de como será o modelo de alto luxo que a Volkswagen pretende produzir na fábrica "transparente" de Dresden, capital da Saxônia, na Alemanha. A nova fábrica, que deverá entrar em operação a partir de 2001, terá paredes de vidro para que os clientes possam assistir ao processo produtivo.

O Concept D tem motor V10 diesel com injeção direta, inédito em sua categoria. Com cinco litros de capacidade cúbica, o motor tem duas bancadas de cinco cilindros cada, formando um V com 90º de inclinação. Além da injeção direta de alta pressão, é equipado com dois turbocompressores de geometria variável e intercooler . A potência máxima chega a 313 cv aos 4.000 giros e o torque alcança 750 Nm a 2.000 rpm.

A alta potência do motor V10 TDI é transmitida às rodas por meio de uma caixa de câmbio automática do tipo Tiptronic (tração total). As rodas de liga-leve de 19 polegadas, montadas com pneus 255/40 R 19, garantem maior aderência com o solo. A Volkswagen não afasta a possibilidade de equipar o Concept D com outros tipos de motorização, como o W12, já apresentado em salões de todo o mundo, inclusive em São Paulo.

Criação
- A equipe de designers da Volkswagen, chefiada por Harmut Warkuss - o número 1 do design do Grupo - foi responsável pela criação do Concept D. Conseguiu-se distribuir, com harmonia, esportividade e luxo na carroceria de 4.995 mm de comprimento, 1.874 mm de largura e 1.440 mm de altura.

Com faróis bifocais de xenon, luzes de direção com lâmpadas de gás nobre e lentes ultratransparentes, o desenho frontal reforça a aparência esportiva do veículo e as linhas do capô, que convergem até a grade dianteira, ressaltam a elegância do carro. O teto, em forma de arco, delineia o perfil exclusivo do cupê de quatro portas.

Pintado em azul "Du Pont", o Concept D recebeu detalhes cromados, como na grade frontal e nas molduras das janelas laterais e traseira.

Externamente, a tecnologia e o luxo estão refletidas nas maçanetas das portas com sensores térmicos, que "saltam para fora" à aproximação da mão, e nas luzes indicadoras integradas na carcaça dos retrovisores externos, com lâmpadas de gás nobre.

O interior do Concept D conta com materiais de alta qualidade e categoria, como couros naturais, pele de Alcantara (espécie de camurça), madeira de raiz (nobre e resistente) e alumínio. Os bancos, os painéis das portas e o de instrumentos receberam acabamento em Napa bege. O teto é em Alcantara e o piso tem carpete, também bege. Uma discreta moldura de alumínio vai do painel até as portas.

No console central, onde se destacam um relógio analógico e aletas de saída de ar, foi montado um display multifunção que controla o ar-condicionado, o sistema de som, o de navegação e a câmera de vídeo de marcha a ré - que fica no emblema "VW" na tampa do porta-malas - auxiliando manobras de estacionamento.

A iluminação do painel é em azul. O volante de madeira, forrado com couro, conta com comandos multifunção para o rádio, o sistema de navegação, o telefone e a velocidade de cruzeiro (piloto automático). No teto, acima dos assentos dianteiros e traseiros, módulos integram as luzes de conforto e os microfones para o sistema de telefonia, dispensando o uso das mãos (ABN News).

Nenhum comentário: