quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Turismo: Extrema é o paraíso dos esportes radicais em MG


A cidade de Extrema, localizada no circuito das Serras Verdes, no sul de Minas, é o local certo para os aventureiros que adoram os esportes radicais. Cravada na divisa com o Estado de São Paulo, o município é muito procurado por jovens devido às belezas naturais, trilhas e áreas propícias ao vôo livre.
Com ótimos hotéis, pousadas, restaurantes e guias especializados na geografia da região e em esportes radicais, Extrema é uma excelente opção para quem procura momentos inesquecíveis próximos à natureza, tudo isso sem perder a tranqüilidade de uma cidadezinha do interior.
As opções de diversão mais procuradas são os passeios para as dezenas de pedras nas serras, que cercam a região. Nos fins de semana, centenas de aventureiros buscam adrenalina nessas formações rochosas.
A mais famosa é a Pedra dos Cinco Dedos, perfeita para a prática do rapel. Já a Pedra do Cume, além da excelente vista, é considerada um ponto místico. Para os esotéricos, observando-se a montanha, do pé da Serra do Lopo, vê-se claramente a forma de um gigante deitado. O cume seria o ponto central, entre a testa e as sobrancelhas, por isso é para muitos uma fonte de força cósmica e telúrica.
Para quem deseja ir para água, o Rio Jaguari é o melhor destino. O rio é considerado um dos melhores para a prática do rafting no Brasil. Para quem gosta de água mais sossegada, a alternativa é aproveitar a belíssima seqüência de corredeiras que formam a Cachoeira do Jaguari.
Mas há quem opte pelo contato com a natureza sem tanta adrenalina. Para estes os passeios pelas trilhas da mata são a melhor opção. A cavalgada, sempre feita com guias da região, é uma ótima idéia. Os roteiros passam pelos principais pontos turísticos da cidade, destaque para a Pedra do Índio, um sítio arqueológico que era usado como abrigo por populações pré-históricas e conserva inscrições rupestres.
Na cidade, o turista também terá muitas atrações. Além dos restaurantes, que oferecem o melhor da comida mineira, dá para conhecer várias linhas de produtos tipicamente mineiros. Duas cachaçarias dão ao visitante a oportunidade de acompanhar de perto o processo de fabricação de uma das principais bebidas nacionais: a cachaça.
Não muito distante, é possível conhecer e degustar produtos à base de mel tais como hidromel, licores, favos e o exótico fermentado de mel (bebida alcóolica), além de sabonetes, óleos e peças em cera.
A Capela Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que faz parte do acervo do patrimônio histórico, também é um lugar que merece ser visitado.

Terra

Música: Alanis Morissette conhece a Amazônia e abre turnê em Manaus

A cantora Alanis Morissette abre a turnê brasileira nesta quarta-feira em Manaus, no Amazonas, no palco do Studio 5, depois de ter conhecido algumas das belezas naturais da região amazônica.

A canadense chegou no domingo, dia 19, junto com sua equipe, composta de 20 músicos. Fez um passeio de barco onde conheceu o encontro das águas, comunidades indígenas próximas de Manaus e fez a focagem de jacarés à noite.

Alanis também tomou banho no rio Negro e brincou com botos, segundo informou a assessoria da artista. O palco que recebe hoje a cantora tem 300 metros quadrados e começou a ser preparado na segunda feira.

Pouco mais de 10 toneladas de equipamentos de som e iluminação foram montados para a apresentação do show Flavors of Entanglement. Mais de cinqüenta pessoas trabalham diretamente na execução do show, entre técnicos de som, operadores e auxiliares de montagem.

O show, que está marcado à 0h (horário de Brasília) tem a duração de duas horas. Os ingressos foram vendidos a preços que variaram de R$ 80 a R$ 300. A passagem de som foi até por volta das 19h30, horas antes de Alanis entrar no palco.

Cinco anos depois, a canadense volta ao Brasil. A última vez foi em 2003. Agora, ela passará, depois de Manaus, por Brasília (23/01, no Ginásio Nilson Nelson), Fortaleza (24/01, no Siará Hall), Teresina (28/01, no Atlantic City Club), Recife (30/01, no Chevrolet Hall), Salvador (31/01, no Festival de Verão), São Paulo (03/02, no Via Funchal), Rio de Janeiro (04/02, no HSBC Arena), Belo Horizonte (05/02, no Chevrolet Hall), Florianópolis (07/02, no Pachá) e Porto Alegre (10/02, no Pepsi on Stage).

Terra

Saúde: Alergia a acessórios

Orelha vermelha, coceira… Alguns materiais utilizados para fabricar bijuterias podem causar alergia.
A dermatologista Paula Raso conta que, teoricamente, qualquer produto pode provocar o problema, mas o grande vilão dos brincos, colares e pulseiras é o níquel, muito usado nas produções por causa do seu baixo custo.

O cosmiatra e dermatologista Jardis Volpe completa dizendo que o cobalto também é um agente causador em potencial. O problema é denominado dermatite de contato e o quadro se caracteriza por eczema, coceira, avermelhamento da pele e descamação do local, podendo formar algumas vesículas (bolhas pequenas) e crostas.
O problema se autolimita, ou seja, não traz conseqüências maiores e melhora com a simples suspensão do acessório.
A dermatologista Dilci Franco lembra que o plástico também pode causar a dermatite.
É importante lembrar que nem sempre trocar a peça por outra de ouro resolve, uma vez que são raras as jóias fabricadas puramente com o material. O ouro puro, de 24 quilates, é muito mole, dificultando a produção e uso da peça. As jóias verdadeiras costumam ser confeccionadas de uma liga do ouro com outros materiais, como prata, ródio, paládio, cobre e o próprio níquel, de acordo com a cor que se quer obter. Qualquer uma dessas substâncias pode ajudar a desenvolver a alergia.
Usar brincos de pressão não ameniza a questão, já que o simples contato com o material é suficiente para causar a dermatite. "Para exemplificar, temos a alergia a determinados relógios e à parte interna dos botões das calças", diz Paula.
A causa da alergia é a sensibilidade ao produto após o contato com o mesmo, podendo demorar anos para se manifestar. O mesmo ocorre com cremes e alimentos. A dermatologista Paula Penna lembra que essas pessoas têm a probabilidade de desenvolver também alergias a detergente, tintura de cabelo e cimento.
Segundo Volpe, a dermatite acontece porque a pele vai sendo estimulada à inflamação com o uso prolongado do material. Da mesma forma, é possível que a pessoa deixe de ser alérgica a uma substância com o passar do tempo.
"O ideal é fazer o teste alérgico para saber exatamente qual é a substância que tem a alergia e, assim, procurar um acessório que não contenha essa substância", explica a dermatologista Karen Azevedo.

Cuidados necessários

• Aplicar esmalte na peça pode diminuir o contato do metal com a pele, mas não o isola totalmente,
portanto não resolve o problema. Soluções como essa ou colocar o brinco no alho podem, inclusive, irritar ainda mais a epiderme.

• Teste bijuterias fabricadas com outros materiais e evite o uso do produto que causa o problema.

• Cremes à base de corticóide e anti-histamínicos orais geralmente ajudam, mas o importante é não usar mais o agente causador da alergia.

• Consulte um dermatologista que irá prescrever pomadas anti-inflamatórias de acordo com a área afetada, por um determinado período de tempo.

• O ouro puro é a substância menos alergênica, causando o problema raras vezes.


Fonte: dicafeminina

Saúde: Beber muito café pode causar alucinações

Trabalhar horas e horas sem descanso, ou mesmo fazer plantões sucessivos requer muita energia e atenção. Se você é uma dessas pessoas que apelam para o café - e tomam uma garrafa inteira -, fique atento. De acordo com uma pesquisa publicada na versão online da rede de notícias BBC, ingerir mais de sete xícaras da bebida por dia pode resultar em alucinações.

Coordenada pelo psicólogo Simon Jones, o estudo teria mostrado que a ingestão de cafeína em excesso está relacionada a casos de alucinações. Mas, mesmo após 200 universitários terem sido testados, alguns acadêmicos ainda teriam discordado das conclusões, por não encontrarem relações claras entre consumo de cafeína e alucinações.

Eles teriam também enfatizado que experiências alucinógenas não podem ser definidas como doenças mentais, mesmo porque cerca de 3% da população ouve vozes "do além" regularmente.

No entanto, Jones afirma que a pesquisa seria o primeiro passo para aumentar o foco dos estudos sobre as alucinações. O psicólogo teria dito ainda que há provas de que fatores como os traumas na infância podem estar ligados aos casos de alucinação.

Alucinações e estresse
De acordo com a BBC, a interação da cafeína com o corpo humano resultaria na liberação de um hormônio chamado cortisol. Como essa substância também é produzida em situações de forte estresse emocional, Simon Jones teria proposto estudos mais aprofundados que ligassem a cafeína ao humor.

Além do café, alimentos como chocolate, chás e bebidas energéticas também são fontes ricas em cafeína.

De acordo com a publicação, James teria enfatizado a necessidade de estudos mais aprofundados para comprovar a ligação entre o café e as alucinações. "Pessoas estressadas podem simplesmente beber mais cafeína", teria salientado à BBC.

Terra

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Cultura: Inscrições para o Cinesul 2009 já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para o 16° Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo, o Cinesul 2009. O evento acontece no Rio de 16 a 28 de junho e podem participar filmes realizados em todos os suportes, inclusive em película para curtas e médias.

Para a mostra competitiva poderão concorrer obras de ficção ou documentais divididas nas seguintes categorias: produções de longa-metragem (mais de 61 minutos), realizadas em qualquer suporte, e produções de curta e média-metragem (até 60 minutos), também em qualquer suporte. Os trabalhos inscritos deverão ter sido finalizados entre 2007 e 2009 e não devem ter sido exibidos em salas comerciais brasileiras ou na televisão aberta.

As inscrições, que vão até o dia 20 de março, devem ser feitas através do formulário disponível no site www.cinesul.com.br. Até a data de postagem do dia 20 devem ser encaminhados por correio os seguintes materiais: ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo realizador ou produtor, além de uma cópia do filme ou vídeo proposto no formato DVD (região zero ou 4).

O material deve ser enviado aos seguintes cuidados: Pulsar Artes & Produção/ Cinesul 2009 (Rua da Lapa, 200, sala 201 – Centro – CEP: 20021-180 – Rio de Janeiro). A ficha de inscrição deve também ser enviada para o endereço eletrônico festivalcinesul@gmail.com.

O prazo limite para o recebimento dos trabalhos é 31 de março. A confirmação do recebimento da inscrição será através de e-mail. Os participantes receberão o resultado da seleção a partir do dia 22 de abril, também por correio eletrônico. O regulamento completo do Cinesul 2009 está disponível no site do festival.

O Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo foi criado em 1994, no Rio, como uma mostra de cinema e vídeo dos países do Mercosul, a partir de iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. O evento se estabeleceu, ao longo dos anos, como uma vitrine da produção cinematográfica latino-americana. Desde a edição de 2006 passou a aceitar nas mostras competitivas trabalhos da Península Ibérica e, no ano passado, trabalhos em todos os suportes.

Somente em 2008 foram 700 trabalhos inscritos, com um público estimado em cerca de seis mil pessoas em 12 dias de mostra. Dois eventos paralelos marcaram a edição: o encontro "A Música e a Imagem no Cinema" e o "I Seminário e Fórum de Documentário Latino-Americano". Além disso, o festival também ampliou seu alcance e levou sessões para o Ponto Cine, em Guadalupe.

Agência Rio

Saúde: Mau hálito atinge 30% da população brasileira

O mau hálito, mais conhecido como halistose, atinge cerca de 30% da população brasileira, causando diversos problemas e constrangimentos para essa fatia da população. Estima-se que a halitose tenha 60 causas distintas, entre as quais as infecções gengivais, como periodontite e gengivite, além da alimentação inadequada e doenças sistêmicas, como o diabetes.

Inúmeros enxaguatórios oferecidos aos consumidores prometem solucionar esse problema, mas especialistas alertam que, na verdade, o efeito de tais produtos é apenas momentâneo.

"A halitose em si não é uma doença, mas um sintoma. Na maior parte das vezes ela resulta de gases liberados pelo metabolismo de bactérias causadoras de outras doenças. Essas bactérias muitas vezes se alojam na cavidade bucal, gerando dentre outros sintomas, o mau-cheiro característico", afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Oral, Luciano Oliveira.

"O uso de enxaguatórios ajuda no dia-a-dia da pessoa, diminuindo tal odor, mas para eliminá-lo é preciso descobrir de onde tais bactérias estão vindo", explica Luciano Oliveira, alertando que a grande maioria dos casos tem origem na cavidade bucal.

"Além de prejudicar o relacionamento humano no dia-a-dia, o mau hálito denuncia a existência de uma doença que deve ser tratada", alerta o presidente da SBMO.

Agência Rio

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Primeiro Dia

Como os nossos queridos internautas podem ver esse é o primeiro dia da Equipe do MR.Comuninfo no ar e estamos tentando montar um site com um visual e designer bem atraente e inovador.