quinta-feira, 12 de março de 2009

Google leva secretária eletrônica ao e-mail

SÃO FRANCISCO - O Google está tentando apagar a linha divisória entre telefones e computadores, apresentando nesta quinta-feira (12/03) uma ferramenta de voicemail.
O novo serviço combina características tradicionais de telefonia com o produto de e-mail da companhia, permitindo que uma pessoa armazene transcrições de uma mensagem de voz na caixa de entrada da sua conta de e-mail e encontre conteúdos específicos de voicemails mesmo que eles estejam perdidos em meio a centenas de correspondências.
A novidade faz parte do esforço do gigante das buscas para ampliar sua atuação no mercado de tecnologia, ingressando tanto no setor de celulares como no de programas de produtividade pessoal.
Novamente, a companhia demonstra sua habilidade em mesclar diferentes tecnologias – desenvolvidas por ela mesma ou adquirida de terceiros – e criar produtos até quando a crise econômica global dificulta o progresso de alguns de seus protejos.
O Google Voice é baseado na tecnologia da Grand Central Communications, uma empresa comprada pelo gigante em julho de 2007.
Após quase dois anos em silêncio sob a bandeira do Google, analistas já estavam supondo que a Grand Central teria o mesmo destino da Dodgeball, também adquirida pelo Google, que foi fechada oficialmente neste ano.
Assim como o produto original da Grand Central, o Google Voice oferece um número de telefone único que encaminha chamadas para o domicílio, o escritório ou o celular do usuário.
A nova versão utiliza uma tecnologia de reconhecimento de discursos desenvolvida pelo Google para o seu serviço de diretório telefônico Goog-411, transcrevendo automaticamente mensagens de voz. Os textos então podem ser enviados como e-mail ou SMS para uma caixa de entrada de e-mails.
Ainda não está claro como o Google Voice será integrado ao modelo de negócio da companhia, que depende de anunciantes para gerar 97% da sua receita.
De acordo com Craig Walker, gerente de produto da Real Time Communications para o Google, o objetivo atual da empresa com o produto não é lucrar.
Walker afirmou que o Google Voice, disponível a partir desta quinta-feira (12/03) para clientes da Grand Central e nas próximas semanas para o público em geral, é simplesmente mais uma razão para as pessoas acessarem os diversos domínios da marca.

Reuters

Nasa pode lançar "Discovery" no domingo em missão à ISS

Washington, 11 mar (EFE).- A Nasa (agência espacial americana) cancelou o plano de lançar amanhã o ônibus espacial "Discovery" em uma missão à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), após a saída de hoje ter sido frustrada devido ao vazamento detectado em um encanamento do tanque externo da nave.

"O lançamento não acontecerá antes de domingo", disse um porta-voz da Nasa, em entrevista coletiva no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

O porta-voz acrescentou que os engenheiros continuarão examinando o problema e se reunirão novamente na sexta-feira "para ver qual a situação. Este é o melhor curso de ação", disse.

Além disso, se não acontecer no domingo, o lançamento poderia ser realizado nos dois dias seguintes. Caso se concretize o lançamento no domingo, o "Discovery" partiria às 20h43 de Brasília.

O "Discovery" devia partir esta noite, mas o lançamento foi adiado poucas horas antes, devido à falha envolvendo um encanamento do tanque externo de combustível, anunciou a agência espacial americana.

Esta é a quinta vez que o lançamento do ônibus espacial é adiado, pois a missão deveria ter começado em 12 de fevereiro.

Os outros quatro adiamentos foram devido a problemas em uma das três válvulas do tanque externo, que registrou imperfeições na missão anterior do "Discovery", em dezembro do ano passado.

A falha que impediu o lançamento do "Discovery" com sete tripulantes a bordo, um vazamento de hidrogênio em uma linha entre o tanque externo e o ônibus espacial, foi encontrada duas horas após o início do abastecimento de mais de 1,80 milhão de litros de hidrogênio e oxigênio líquidos nos dois compartimentos do tanque.

Até aquele momento, as condições meteorológicas eram favoráveis para o lançamento.

Também não havia problemas nas condições do tempo na base Edwards da Força Aérea, na Califórnia, assim como nos três lugares transatlânticos onde a nave poderia realizar uma aterrissagem de emergência.

Esta missão de duas semanas do "Discovery", que inclui quatro caminhadas, representará o primeiro voo de um ônibus espacial este ano.

A agência espacial americana tem prazo de até 16 de março para o lançamento do ônibus espacial, antes de fazer uma pausa durante a missão de uma nave Soyuz russa, que levará uma tripulação de substituição à ISS.

A missão do "Discovery" tem como objetivo central instalar o quarto e último conjunto de painéis solares que aumentarão o fornecimento de energia do complexo que orbita a uma altura de quase 400 quilômetros da Terra.

Esse maior fornecimento de energia permitirá aumentar o número de experimentos científicos realizados na plataforma espacial e, principalmente, aumentar para seis o número de ocupantes permanentes, a partir de maio.

Durante as quatro caminhadas, os especialistas do "Discovery" instalarão um novo segmento da viga central da estação e substituirão uma unidade do sistema de conversão de urina em água potável, que teve uma falha quando foi ativada pela primeira vez, no ano passado.

A tripulação, liderada por Lee Archambault, é integrada por Tony Antonelli, Steven Swanson, John Phillipis, Sandra Magnus e Richard Arnold.

O outro membro da tripulação é o japonês Koichi Wakata, que permanecerá na ISS até maio, quando retornará a Terra na missão do "Endeavour".

Depois da missão do "Endeavour", a frota dos três ônibus espaciais americanos, que também inclui o "Atlantis", deverá fazer outras sete visitas à ISS, além de uma missão de serviço ao telescópio Hubble.

Os ônibus espaciais serão retirados de serviço após sua última missão, em 2010, quando devem ter completado a construção da ISS. EFE

Da EFE

quarta-feira, 11 de março de 2009

Preso padrasto suspeito de engravidar menina no RS

O pedreiro de 51 que, segundo a polícia, confessou ter abusado sexualmente da enteada de 11 anos na cidade de Iraí, interior do Rio Grande do Sul, se apresentou ontem à polícia e foi encaminhado ao Presídio Estadual de Iraí. O homem, que teve a prisão decretada pela Justiça, deverá aguardar o julgamento preso, segundo o jornal Zero Hora.
O delegado de Iraí, Antônio Maieron, indiciou o padrasto da menina por estupro no fim de janeiro, quando remeteu o inquérito à Justiça e solicitou a prisão preventiva do pedreiro. A menina foi internada no Hospital Santo Antônio, em Tenente Portela, devido à gravidez de risco.
Inicialmente, a criança dizia ter engravidado de um menino, com quem teria mantido relações sexuais. Depois, admitiu que foi violentada pelo menos três vezes pelo padrasto, em julho de 2008. Na época, ela tinha apenas 10 anos.
A criança foi criada desde os 6 meses por uma tia, que disse não ter conhecimento dos abusos cometidos pelo marido. Em depoimento à polícia, o pedreiro admitiu ter mantido relações sexuais com a enteada, mas disse que cometeu o ato por estar embriagado.
De acordo o jornal Zero Hora, familiares da menina afirmaram que ela poderá ser submetida a uma cesariana nesta quarta-feira. O hospital em que ela está internada, em Tenente Portela, optou por não divulgar nenhuma informação sobre o estado de saúde da jovem, como forma de preservar sua identidade.

Redação Terra

Tóquio fecha em alta de 4,6%, estimulada por Nova York

A Bolsa de Tóquio fechou com forte alta, estimulada pelo resultado positivo do pregão de ontem das bolsas de Nova York, que impulsionou a cobertura de vendas a descoberto em ações financeiras e de seguradoras, como Nomura Holdings e Tokio Marine. O índice Nikkei 225 teve a segunda maior alta do ano e ganhou 321,14 pontos, ou 4,6%, e fechou aos 7.

Agência Estado

terça-feira, 10 de março de 2009

Facebook perde até 15% das fotos de usuários

SÃO PAULO - A sequência de más notícias para os adeptos da computação em nuvem incluiu, esta semana, o Facebook entre os serviços que falharam ao cuidar de dados de usuários.

Após o Google revelar que informações armazenadas no Google Docs vazaram, foi a vez da rede social mais popular no mundo admitir que perdeu entre 10% e 15% das fotos de seus usuários.

Leia também:

Europa exige mais segurança em redes sociais (10/02/2009)

Maior do mundo, Facebook cria botão ´Curtiu´ (10/02/2009)

Já na sexta-feira (6), muitos usuários da rede criada por Mark Zuckerberg reclamavam do sumiço de fotos armazenadas em álbuns do Facebook. Agora, o engenheiro Evan Priestley admitiu com todas as letras no blog do Facebook que arquivos foram perdidos.

Segundo Priestley, uma falha rara atingiu vários HDs do data center do Facebook, inclusive aqueles onde cópias de segurança são feitas. As imagens não disponíveis, porém, poderão ser recuperadas.

Priestley afirma que um esforço concentrado de seu time conseguiu recuperar um terço dos arquivos danificados. Os outros dois terços, porém, seguem offline.

“Nós estamos recuperando HDs e colocando fotos perdidas no ar. Espero terminar todos esta trabalho até o começo da próxima semana. Novas imagens postadas no Facebook são publicadas normalmente”, diz Priestley.

Info