domingo, 19 de julho de 2009

O iPod shuffle ficou ainda menor... e agora fala!















O iPod shuffle já se consagrou como o tocador de música mais indicado para quem curte ouvir um som na academia ou na hora da corrida. Agora o caçulinha da Apple passou por um belo regime de emagrecimento e ganhou funções inteligentes. É possível controlar sua playlist sem encostar um dedo no player – basta pressionar os botões do fone para trocar de faixa, mexer no volume e até chamar uma locutora, que diz qual faixa está tocando.

Para ficar pequeno assim, o shuffle perdeu aqueles controles em forma de círculo na carcaça. O corpo do player é o mais simples possível, com um clipe para prender o aparelho na roupa, um conector P2, no qual se encaixa o fone de ouvido, e um seletor com três posições. Ele apenas liga o aparelho e seleciona o modo de reprodução, que pode ser contínuo ou aleatório.

Todas as demais funções estão no fone, que exige um manual de instruções e boa memória de quem usa o tocador. Anote os comandos aí: com um clique, o botão central pausa a reprodução. Com dois, ele avança uma faixa, e com três, retrocede. O problema é a localização do controle. Se ele ficasse mais embaixo, exatamente na junção dos fios, seria mais fácil para o usuário enxergar o que está apertando.

Mantendo a tecla pressionada, aparece o recurso mais legal – o VoiceOver entra em ação e fala o nome da música. Além de interessante, a funcionalidade é necessária, pois não há um display mostrando informações sobre a faixa. Nos testes realizados pelo INFOLAB, tudo funcionou bem. Na maioria das vezes, o sotaque foi claro, nas músicas em inglês e também nas brasileiras. Mas, neste caso, a locutora falou em português de Portugal.

Ache uma música em mil
O maior problema do iPod shuffle é a navegação pelas faixas. Segundo a própria Apple, os 4 GB do player podem receber cerca de mil músicas (considerando canções de quatro minutos no formato AAC, comprimidas em 128 Kbps). Como não dá para saltar entre álbuns ou pastas, imagine só a dificuldade na hora de encontrar uma música específica.

Pelo menos o tocador reconhece playlists e permite navegar entre elas. Para isso, é necessário manter o botão pressionado por mais de três segundos. O player diz o nome do artista e da faixa, depois enumera todas as listas carregadas. Quando o usuário ouve a desejada, basta soltar e pressionar o botão uma vez, aí o player começa a tocar a playlist. Por esse motivo, o shuffle acaba sendo mais indicado para quem gosta de usar a reprodução aleatória ou para quem está acostumado a criar listas.

A transferência de faixas e a recarga da bateria são feitas por meio de um cabo USB/P2. Infelizmente, como em todos os players da Apple, não dá para arrastar e soltar arquivos de música diretamente na pasta do shuffle. É preciso usar o iTunes, e tem que ser a versão mais nova (8.1). Continuam faltando no aparelho um equalizador e um receptor de rádio FM. E o usuário também terá problemas se o fone quebrar, pois com um modelo genérico o player só funciona em modo aleatório.

INFO ONLINE