quarta-feira, 3 de junho de 2009

O Surface Globe exibe imagens do planeja junto com mapas e informações geográficas.


O Surface Globe será parte do pacote Touch Pack, que a Microsoft vai oferecer a fabricantes de micros com tela sensível ao toque. Depois de 22 de outubro, quando o Windows 7 começará a ser vendido, esses fabricantes poderão oferecer alguns ou todos os programas do pacote pré-instalados em suas máquinas. O Surface Globe junta a interface de navegação da plataforma Virtual Earth, da Microsoft, com funções para comando por toque. O conteúdo geográfico é o mesmo que é usado no serviço de mapas Live Search Maps, da Microsoft.

Esses dois produtos, agora, estão mudando de nome. Ambos passarão a usar a marca do novo serviço de buscas Bing, da Microsoft. O Live Search Maps vai se chamar Bing Maps, e, o Virtual Earth, Bing Maps for Enterprise. A base de informações do Bing Maps inclui imagens feitas por satélites, fotos aéreas, modelos 3D de cidades e detalhes do terreno. Algumas das fotos são feitas a 45 graus para mostrar a fachada dos edifícios. É a visualização que a Microsoft chama de bird's eye (visão de pássaro). Há também uma ampla coleção de pontos de interesse. Isso permite realizar buscas por empresas, endereços e até pessoas.

No Surface Globe, usa-se a tela multitoque para navegar a uma área específica, obter informações locais, inserir marcadores (como os alfinetes do Google Earth). Também é possível "voar" em torno dos modelos 3D existentes para algumas cidades. Chris Pendleton, da equipe que produz o Virtual Earth, disse, em seu blog, que o programa poderá ser usado também em micros que não possuem tela sensível ao toque. Nesse caso, a navegação será feita com o mouse, da maneira habitual. Mas a Microsoft ainda não divulgou se o aplicativo será oferecido para download e em que condições.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Afinal, o que é esse tal de Google Wave?

Quem trabalha ou é apaixonado pela web, com certeza, no meio da semana, ficou surpreso com o anúncio do Google Wave, no evento Google I/O 2009.
Não à toa. O produto, uma espécie de aplicação integrada de comunicação, usa todas as possibilidades da web 2.0, conforme um vídeo exibido pela empresa. Além disso, os engenheiros do Google capricharam tanto no núcleo e na interface do Wave, que ele tem potencial para revolucionar as aplicações de internet e ser considerado o maior lançamento da história da empresa.

Mas, afinal, por que esse Google Wave promete tanto?
A resposta é simples. O Google Wave, além de aplicação de e-mail, integra um mensageiro instantâneo, blog, ferramenta wiki, rede social e recursos de chat, compartilhamento de arquivos e fotos e uma inovadora ferramenta de colaboração - que permite que um grupo desenvolva, simultaneamente, um texto ou uma apresentação.

O Google Wave não é uma promessa apenas por integrar todas essas aplicações em uma única janela do navegador. Mas, também, pelos recursos que permitirão ao internauta traduzir conversas e corrigir textos em tempo-real. Além disso, o programa terá suporte ao recurso arraste-e-solte (o famoso drag-and-drop) e a instalação de extensões.

Como os caras do Google conseguiram desenvolver uma tecnologia desse tipo?
Os engenheiros desenvolvem o Google Wave com o Google Web Toolkit. Portanto, a aplicação roda com as tecnologias Ajax e Java, basicamente. Contudo, eles desenvolveram um protocolo, chamado de Google Wave Federation. Dentro deste, existe uma interface (API) para programadores construírem extensões para o serviço.

Por que o Google quer terceiros participando do projeto?
A ideia do Google é que o Wave, como o navegador Mozilla Firefox, seja rico em extensões e serviços integrados (mashups). Por conta disso, a empresa, provavelmente, deixará todo o código de desenvolvimento do Wave aberto. Com essa iniciativa, ela espera que o Wave ganhe milhares de gadgets e robôs, que permitam ao internauta acessar recursos de redes sociais, de mapas e jogos online e de alguns serviços da web diretamente da interface do Wave.

O Google Wave também se integrará aos outros serviços web?
Assim como é possível colocar vídeos do YouTube e textos do Blogger em outras páginas da web, os internautas poderão usar o Wave em outros serviços. Esse recurso, por enquanto, é chamado de Wave Embed. O pessoal do Google quer que ele substitua os atuais comentários estáticos por um sistema de discussão em tempo-real.

Quando o Google Wave será lançado?
Ainda em desenvolvimento, o serviço está restrito aos testes de alguns desenvolvedores. O internauta comum, portanto, terá de esperar um pouco mais para testar o Google Wave. Ainda não há uma data de lançamento, mas em breve o Google deve liberar um beta do serviço. Mas para ser um dos testadores do serviço, é necessário preencher

Info Online

Onze programinhas legais para o pen drive

O pen drive não serve apenas para guardar arquivos de vídeos, fotos ou textos. o pequeno dispositivo é excelente para armazenar e rodar programas. Isso mesmo, programas.
Na web, o internauta encontra antivírus, suíte de escritório, navegador, editor de imagens, entre outros, para instalar no pen drive. Apesar de serem customizados, os aplicativos para o dispositivo têm as mesmas características da versão que é instalada no HD do micro. Portanto, se o programa original é estável, seguro e eficiente, a versão para pen drive também será.
O internauta ganha dois benefícios quando tem programas no pen drive. O primeiro é poder carregar o software que adora para onde quiser, como se ele fosse um arquivo comum. O segundo está no fato de poder rodar o programa que tanto gosta em qualquer micro – desde que seja compatível com o software portátil.
Abaixo, o Download INFO apresenta uma seleção de programas para o internauta rodar diretamente no pen drive.

VLC Media Player Portable 0.9.9: esse player de vídeo e de áudio encara os principais formatos disponíveis na internet, como DivX, XviD, MPEG-1, MPEG-2, AVI, MOV, WMV, Real, SVCD, Matroska, 3GP, FLV, Cinepak, FLAC, Ogg e muitos outros - sem necessitar da ajuda de nenhum codec adicional. Entre os principais diferenciais do VLC, estão o suporte a arquivos de legendas e o conserto de vídeos AVI com partes corrompidas.

Firefox 3 Portable: nessa versão portátil, o popular browser da Mozilla mantém o suporte aos complementos (pequenos aplicativos que dão ao Firefox outras funções, como editor de textos e imagens, software de bate-papo e player de áudio, entre outros). A rapidez para carregar páginas web e a tradicional estabilidade do programa também estão presentes na versão para pen drive.

Thunderbird 2 Portable: desenvolvido pela empresa que criou o Firefox, esse aplicativo de e-mail é equipado com um filtro que colore as mensagens que o internauta recebe. Tem ainda ferramentas para a criação de backup e anti-spam. Recursos tradicionais como o suporte a várias caixas de e-mail e catálogo de endereços também estão presentes no Thunderbird portátil.

Gimp 2.6.6 Portable: construído com software aberto, o Gimp é um dos melhores software de edição de fotos e imagens do mercado. O melhor: é totalmente gratuito. Com ele, o internauta corrige os olhos vermelhos de algumas fotos e faz retoques avançados em imagens e gráficos. Na versão portátil, o programa mantém o suporte aos vários formatos de imagens (BMP, GIF, JPEG, MNG, PCX, PDF, PNG, PS, PSD, SVG, TIFF, TGA, XPM). É uma ótima alternativa para quem não pode pagar por um Photoshop.

ClamWin Portable 0.95: para quem vive conectando o pen drive em computadores de outras pessoas ou de lan houses, esse antivírus portátil é item obrigatório. Ele permite ao internauta vasculhar, direto do dispositivo portátil, se o micro que está sendo utilizado está infectado por algum vírus. Como o original, o ClawWin Portable não faz atualizações da base de vírus automaticamente. Esse processo deve ser iniciado manualmente pelo internauta, por meio de um comando encontrado na interface do software.

Miranda IM Portable 0.7: esse software, para quem não conhece, é um mensageiro instantâneo alternativo. Construído com software livre, o Miranda é compatível com as redes do Windows Live Messenger (MSN), AIM e ICQ. Ou seja, os internautas podem acessar, do programa, os contatos dessas serviços de bate-papo virtual. Como no original, dá para gravar as conversas nessa edição portátil do programa.

7-zip Portable: eficiente compactador de arquivos, esse programa funciona com os formatos mais comuns de compactação, como o ZIP, o RAR e o ARJ, entre outros. Como os outros aplicativos do ramo, ele também tem um formato próprio, o 7Z, que promete comprimir os arquivos com 50% mais eficiência em relação ao tradicional formato ZIP.

OpenOffice 3.0.1 Portable: para quem precisa, constantemente, editar textos, planilhas, imagens e apresentações, é essencial ter no pen drive esse aplicativo. Com ele, o internauta abre e edita seus arquivos. O grande benefício desse programa, construído com código aberto, é o suporte aos documentos do Microsoft Office. Como o original, o OpenOffice 3.0.1 Portable já é compatível com documentos XML e o padrão aberto ODF.

Google Chrome 2 Portable: um dos grandes atrativos desse navegador é sua rapidez. Mesmo com diversas janelas abertas, ele consegue responder rapidamente aos controles do internauta. Essa característica faz do Google Chrome o navegador ideal para quem tem um computador velhinho, com pouca memória, processador lento e quase nenhum espaço no disco.

FileZilla 3.2.4 Portable: um dos programas de FTP mais famosos da we. Além de trocar arquivos por meio do protocolo FTP, faz transferências por meio de SSL e Proxy. Tem capacidade de se conectar em servidores por meio do protocolo SSH, para executar transferências criptografadas - um bom recurso para quem manipula documentos sigilosos.

PortableApps Suite Standard 1.5: um “escritório de bolso” é uma boa analogia para definir esse software. Ele instala no pen drive programas para ler arquivos PDF, editor textos, planilhas e imagens e player de vídeo e áudio. Além disso, instala também uma agenda e um gerenciador de senhas, entre outros aplicativos. Por ser um pacotão de programas, o PortableApps Suite Standard 1.5 é indicado para dispositivos com mais de 2 GB de memória.

Internauta, na sua opinião, qual aplicativo para pen drive legal (e, claro, útil) falta nesta lista? Deixe a resposta na parte de comentário.

INFO Online