sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Fundação Mozilla quer monitorar usuários do Firefox

Extensão que coletará informações deve estar disponível nas próximas semanas.

A fundação Mozilla, desenvolvedora do browser Firefox, quer que 1% dos usuários do navegador de internet permita o acompanhamento do modo como utilizam seu navegador e a internet, relata o site Linux World.
– Nós precisamos saber como as pessoas estão utilizando o nosso produto e usando a internet – disse Aza Raskin, chefe da seção de experiência do usuário na Mozilla.
Para o monitoramento, a fundação planeja utilizar um add-on que coletará informações do usuário. A ferramenta também seria capaz de gerar relatórios específicos sobre os hábitos de navegação. No cadastro, os usuários fornecerão informações como nível técnico, localização geográfica e de que tipo de testes estariam dispostos a participar.
O programa, ressalta Raskin, será totalmente opcional, e a privacidade será mantida.
– Privacidade é muito importante para todos nós. Nós nunca vamos gravar os sites que as pessoas visitam, mas poderíamos, por exemplo, saber quantas pessoas visitam o mesmo site – explica Raskin.
Seguindo a filosofia open source, o add-on terá seu código fonte aberto, sendo possível aos usuários saber exatamente do que se trata a extensão.
– Não há segredos com o open source. No Test Pilot (nome da extensão), o código fonte e os dados serão abertos. Este é um grande passo adiante para nós, porque tudo que você envia tem que ser, e será, publicado num formato compreensível – diz Raskin.
A intenção com o Test Pilot é ajudar a Mozilla a ampliar a capacidade do Firefox e ajudar no desenvolvimento de outros softwares relacionados ao browser, como o cliente de e-mail Thunderbird, bem como novos programas.
A meta da fundação Mozilla é convencer 1% de todos os usuários do Firefox a participar no teste. A primeira versão do add-on deve estar disponível nas próximas semanas.

clicrbs

Nenhum comentário: