sexta-feira, 19 de junho de 2009

Toshiba produzirá chips menores


A maior fabricante de chips do Japão planeja iniciar a produção em massa de chips de sistemas com apenas 28 nanômetros.
A produção deve começar a partir do próximo ano fiscal e trata-se de uma estratégia para enfrentar empresas como Intel que é referência na área de chips. A Toshiba também confirmou que fará parte de um grupo de empresas liderado pela IBM para o desenvolvimento do tal chip.
A fabricante japonesa já havia anunciado que planejava começar a produção em massa de chips de 32 nanômetros do ano que vem. Esse passo, no entanto, deve ser pulado.
O anúncio do desenvolvimento de chips de 28 nanômetros acontece poucos dias depois da Toshiba confirmar que pretende reduzir a capacidade de produção em algumas linhas em 30% até o primeiro trimestre do ano que vem. Os custos pela reestruturação relacionados ao fechamento de linhas ficará em torno de 207 milhões de dólares.
Toda a indústria de chips está sofrendo com as previsões de queda nas vendas. A Associação da Indústria de Semicondutores dos Estados Unidos (SIA) projeta queda de 21,3% para 2009.

INFO Online

Home theater + Blu-ray 2.0 = HT-BD1250

Modelo da Samsung tem som potente e recebe conteúdo do BD-Live por Wi-Fi.

Quando deram as caras no INFOLAB, o Samsung HT-BD1250 e suas caixinhas compactas não impressionaram ninguém pela presença de palco. Mas foi só começar a apresentação do home theater para ficar provado que o tamanho não define a qualidade do espetáculo. O bichinho mostrou todo seu talento nos testes com um conjunto 5.1 e 1 000 watts de potência. Com preço sugerido de 3 299 reais, o equipamento é o primeiro com player de Blu-ray compatível com BD-Live, usando para isso a rede cabeada ou um adaptador Wi-Fi.

O que mais nos impressionou nesse modelo foi o nível respeitável de graves e o detalhamento percebido quando reproduzimos filmes em Blu-ray. Para você ter uma ideia, há anos executamos o clássico O Exterminador do Futuro 2 para testar áudio e vídeo, mas com esse aparelho percebemos certas nuances de áudio nunca antes notadas. E tudo isso com potência de sobra: antes de chegar a 70% da escala de volume, a força dos decibeis já estava num nível ótimo. É difícil imaginar que, num ambiente com o sofá a cerca de dois metros das caixas frontais, alguém precise aumentar ainda mais o volume.

Com o player de Blu-ray do HT-BD1250, é possível baixar conteúdo extra sobre os filmes diretamente da internet, e não apenas pela rede cabeada. Ele traz uma porta USB na traseira que permite plugar um adaptador Wi-Fi. A alegria só não é maior porque o acessório não vem junto no pacote e, se você quiser comprá-lo, vai precisar desembolsar 299 reais. Outra coisa: nos Estados Unidos, o equipamento reproduz filmes da locadora online Netflix e áudio das rádios virtuais disponíveis no Pandora. Mas, como esses serviços não aceitam conexões de quem mora fora dos Estados Unidos, o recurso foi limado na versão brasileira do produto.
Conexões de sobra


As principais conexões presentes no HT-BD1250 se localizam na parte traseira do equipamento. Além da porta USB, ele tem uma entrada HDMI, uma de vídeo componente, uma de vídeo composto e mais duas de áudio digital, sem esquecer a analógica, com o conector RCA. Completa o time uma entrada para iPod, uma verdadeira mão na roda para quem deseja curtir um sonzaço com as potentes caixas.

Os conectores dos fios usados pelas caixas de som são identificados por cores, o que ajuda e muito na hora da instalação – você não fica quebrando a cabeça para descobrir em qual lugar se encaixa cada pino e nem se enrola com aquele monte de cabos. Falando em cabos, o home theater possui suporte para caixas traseiras wireless. O modelo também traz outra porta USB, só que na parte da frente, ideal para quem gosta de assistir vídeos em DivX usando pen drives.

O design do HT-BD1250 é bem legal, mas o acabamento é limpo, sem muitas firulas. Para dar um ar mais classudo ao home theater, os botões de reprodução são sensíveis ao toque e ficam numa área logo acima do display. Um detalhe curioso é o controle de volume, localizado numa roda grande na superfície do aparelho. O problema disso é que não dá para colocar o aparelho num rack alto, pois o acesso aos comandos ficaria prejudicado.

INFO Online

terça-feira, 16 de junho de 2009

Mercedes apresenta seu ‘carro inflado’, o mais seguro da frota

Mercedes ESF 2009: bolsas de ar estão espalhadas por todo o carro

Todo ano, ou perto disso, os alemães da Mercedes-Benz criam um veículo experimental que mostra inovações na área de segurança.
Algumas, sim, chegam a ser aplicadas na frota que chega ao consumidor comum.
A tradição ocorre desde 1974, quando a Alemanha era, a bem da verdade, duas nações. No ano em que a divisão Ocidental venceu sua segunda Copa do Mundo, o primeiro Experimental Safety Vehicle (ESF) saiu da garagem da companhia com sede naquele território.
Enquanto isso, as ruas da parte Oriental, administrada por soviéticos, eram dominadas por Trabies, automóveis básicos que serviam, em essência, apenas para locomoção.
Começava no território da Alemanha Ocidental, ainda que imaturamente, o desenvolvimento dos freios ABS e do controle de estabilidade eletrônico, bem como a melhoria no sistema de retenção, que daria origem aos airbags.
E são nessas bolsas de ar, trinta e cinco anos e uma unificação depois, que se localizam as mudanças mais sensíveis na versão 2009 do automóvel conceitual. O esqueleto do invento, pertencente ao S400 Hybrid da marca, possui airbags dentro e fora de sua estrutura física.
Uma bolsa externa presa ao chão em que o motorista pisa, como exemplo seguro, seria ativada a uma batida iminente flagrada pelos sensores do carro. A bolsa, então, teria sua massa friccionada contra o asfalto causando a desaceleração do carro. Em tal conjuntura, o veículo ganharia uma altura de 80 milímetros, segundo os engenheiros da montadora, o que seria capaz de reduzir os danos do impacto.

Colisão em simulador: o airbag localizado na parte de baixo do veículo é ativado quando há risco de batida frontal

Na parte interna do Mercedes mais seguro do mundo, os airbags infestam até mesmo os cintos de segurança e os espaços entre os bancos. E se a colisão prevista for lateral, os assentos inteligentes movem os ocupantes até 50 milímetros para o centro da cabine.
Os engenheiros também aprimoraram estruturas metálicas infláveis, que servem como uma proteção mais compacta a batidas.
As tecnologias mais bem-sucedidas nos testes figurarão nos próximos modelos da linha. Por volta de 2020, quem sabe, poderemos dizer se o protótipo foi feliz, ou não, em sua existência. E também saber se a crise econômica, de fato, se mostrou tão catastrófica à indústria automotiva.
Tags: Airbags, Carros, Mercedes-Benz, Segurança

INFO Online

Inscrição para o Enem já é possível na web

SÃO PAULO – As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio estão abertas pela web a partir desta segunda-feira (15) até às 23h59 de 17 de julho.
Para participar, o candidato deve preencher um cadastro no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por aplicar a prova. Uma confirmação será enviada ao e-mail do estudante.
Quem estuda em escola pública não precisa pagar nada para fazer a prova. Já os alunos da rede privada devem imprimir um boleto e pagar R$ 35.
De acordo com o INEP, todos os alunos inscritos receberão um manual com orientações para a prova pelo correio, como data, hora e local da realização da prova.
Além de ajudar a compor a nota de quem tenta uma vaga em universidade pública ou busca uma bolsa do Prouni, o Enem vale como certificado de conclusão do ensino médio.

INFO Online

Eleição escolherá novos temas do iGoogle

Google submete novos temas a eleição.

SÃO PAULO – O Google liberou para votação de qualquer usuário da internet a escolha de seis novos temas para o iGoogle.
O serviço, que é uma espécie de home page do Google personalizada, já conta com uma série de opções de imagens de fundo e ilustração. Este ano, porém, o gigante da web decidiu pedir que jovens universitários desenhassem eles mesmos propostas para o i Google.
Do total de imagens recebidas, 36 foram selecionadas e estão submetidas à votação pública. As seis mais populares serão exibidas em uma galeria de arte em Londres e serão oferecidas como opção de tema pela ferramenta iGoogle.
Um único vencedor levará um prêmio de 7,5 mil dólares, o equivalente a cerca de 15 mil reais. Entre os 36 finalistas, não há nenhum estudante brasileiro.

INFO Online

MS pode ser vítima de "fraude de cliques"

Steve Ballmer, CEO da Microsoft: companhia identificou fonte de cliques falsa em Vancouver.

NOVA YORK - A Microsoft está processando três pessoas que supostamente estão ilegalmente lucrando com o seu serviço de publicidade online.
De acordo com a ação aberta na segunda-feira (15/06) em um tribunal federal de Seattle, a gigante do software afirma que perdeu 750 mil dólares por causa de uma "fraude de cliques".
A companhia argumenta que numerosos grupos de internautas ou de scrips de computador automatizados clicavam nos anúncios exibidos sem qualquer interesse real no produto ou no serviço oferecido.
A Microsoft afirma que rastreou o tráfego fraudulento e chegou aos acusados: Eric Lam, Gordon Lam e Melanie Suen, sediados em Vancouver.
Além disso, segundo documento entregue ao tribunal, os anúncios dos sites dos acusados deslocavam anúncios rivais.
Reuters

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Nokia mostra novo celular com touch-screen

Nokia 5530 Xpressmusic: novos celulares chegam ao mercado no terceiro trimestre.

HELSINKI - A Nokia apresentou nesta segunda-feira (15/06) três novos dispositivos, incluindo um modelo com tela sensível ao toque que sucede o 5800.
A maior fabricante de handsets do mundo afirmou que o 5530 Xpressmusic começará a ser vendido no terceiro trimestre por 199 euros, sem subsídios ou impostos.
Os dois outros novos modelos de celular da Nokia são o E72, uma versão atualizada do aparelho corporativo E71 e o "3710 fold".
O E72 também chegará ao mercado no terceiro trimestre e vai custar 350 euros, enquanto o 3710 começará a ser vendido apenas no quarto trimestre, por 140 euros.

Reuters

Publicidade online está em queda nos EUA

O mercado online dos Estados Unidos enfrenta agora uma crise de publicidade. Ela caiu 10% entre outubro de 2008 e março deste ano.
De acordo com dados da Interactive Advertising Bureau (IAB) e da PricewaterhouseCoopers (PwC), os rendimentos totais da publicidade online caíram de US$ 6,1 bilhões para US$ 5,48 bilhões entre o último trimestre de 2008 e o primeiro de 2009. Além disso, houve uma queda de 5% com relação ao mesmo período do ano passado. É o primeiro resultado negativo em comparação anual desde 2002.
Para os pesquisadores, a propaganda online não havia sido tão atingida por outras crises por que era considerada experimental. Agora, no entanto, ela já faz parte do plano de mídia das agências publicitárias.
A queda, entretanto, não é tão ruim quando comparada com a experiência que outras mídias estão sofrendo. Segundo a Nielsen, os suplementos de domingo de jornais locais sofreram a maior diminuição de receita publicitária: 37,7%. Os jornais nacionais viram seu arrecadamento com anúncios cair 27,7%. As revistas nacionais amargam uma queda de 20,6%.
Se continuar assim, a expectativa é que o arrecadamento total fique em torno de US$ 22 bilhões. Bem abaixo dos US$ 23,4 bilhões do ano passado.

INFO ONLINE

Spyware Doctor analisa o risco de cada malware

Este software é uma opção poderosa para se livrar dos spywares. Ele conta com proteção em tempo real, bloqueando malwares que tentem se instalar na máquina, além de varredura manual dos discos. Depois de detectar todas as ameaças, o programa oferece uma análise de risco de cada uma, permitindo ao usuário eliminar o que achar mais perigoso.

O Spyware Doctor também pode receber plug-ins, como o Site Guard, que barra sites suspeitos no Internet Explorer, Firefox e Opera, além do E-mail Guard, que evita infecções por meio de mensagens.

Baixe o Spyware Doctor no Download INFO.

INFO ONLINE