sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Explore o espaço no PC com o WorldWide Telescope


O WorldWide Telescope reúne milhares de imagens do céu. Para quem gosta de astronomia, o programa cumpre o que promete: transformar-se em um telescópio virtual. Fácil de usar, traz coleções de objetos celestes, que podem ser acessadas com poucos cliques.

O usuário também para definir o local onde está e ver o céu naquele exato momento, com todas as constelações. Viu uma mancha perto de alguma estrela? é só usar a rodinha do mouse para dar zoom e conferir se se trata de uma galáxia ou de uma nebulosa, por exemplo.

Na base de dados do WorldWide Telescope estão fotos tiradas pelos telescópios orbitais Hubble, Spitzer e Chandra, além de registros feitos por observatórios terrestres. O aplicativo ainda não tem versão em português.

Download WorldWide Telescope

NASA colhe novos dados sobre a Lua

A NASA explora o do pólo sul da Lua em busca de água e informações para missões humanas futuras.

Após uma fase inicial de testes e calibrações, a nave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) começou a mapear o satélite natural da Terra.
Ela deve passar o próximo ano na missão em órbita do pólo sul lunar, a menos de 50 quilômetros da superfície - o mais próximo que qualquer nave já orbitou a Lua. Entre os as informações que a LRO busca, estão recursos naturais e locais de pouso mais seguros para exploradores, e dados sobre as temperaturas lunares e seus níveis de radiação.

O pólo sul é de grande interesse por seus potenciais recursos de gelo ou hidrogênio armazenados em crateras. Eles podem ser se acumulado por bilhões de anos, tendo chegado á Lua em cometas (no caso do gelo) ou com os ventos solares (hidrogênio). O instrumento Lunar Exploration Neutron Detector (LEND) já indica a presença desses elementos, mas fará outras observações para definir se há recursos suficientes para mineração.

O Diviner, outro instrumento presente a bordo, já mediu a temperatura dessas crateras e constatou que elas chegam a -240º C, suficientemente geladas para guardar água em forma de gelo e hidrogênio por longuíssimos períodos de tempo.

Outro instrumento, o Lunar Orbiter Laser Altimeter, ou LOLA, no entanto, aponta que explorar esses elementos não seria tarefa fácil, devido ás características duras do terreno.

Já a câmera da LRO está tirando imagens em alta resolução dessas regiões do pólo sul em diferentes épocas do ano e o Lyman Alpha Mapping Project (LAMP), se prepara para buscar gelo na superfície lunar.

Os dois últimos instrumentos a bordo, do total de sete, são o Mini RF Technology Demonstration, que busca possíveis alvos para uma futura missão de observação das crateras, e o Cosmic Ray Telescope para efeitos de radiação, que analisa os riscos e potenciais efeitos das emissões em humanos.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A840, da Sony, é MP3 player de 0,7 cm de espessura

O MP3 player mais fininho do mundo, de apenas 0,7 centímetro de espessura, acaba de ser parido pela Sony. Depois de lançar uma porção de modelos no mercado, a fabricante parece ter acertado a mão com o NW-A840, da família Walkman.

O novo dispositivo tem tela de OLED de 2,8 polegadas e vem com capacidade de armazenamento de até 64 GB. Ele é equipado com sistema de redução de ruídos, rádio FM e amplificador digital S-Master.

A Sony garante que a bateria dele aguenta até 29 horas tocando músicas, sem precisar ser recarregada. A série NW-840, em cores marrom e preta, deve chegar ao mercado japonês em 31 de outubro por preços que variam de 263 a 439 dólares.

Info OnLine