quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Cultura: Inscrições para o Cinesul 2009 já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para o 16° Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo, o Cinesul 2009. O evento acontece no Rio de 16 a 28 de junho e podem participar filmes realizados em todos os suportes, inclusive em película para curtas e médias.

Para a mostra competitiva poderão concorrer obras de ficção ou documentais divididas nas seguintes categorias: produções de longa-metragem (mais de 61 minutos), realizadas em qualquer suporte, e produções de curta e média-metragem (até 60 minutos), também em qualquer suporte. Os trabalhos inscritos deverão ter sido finalizados entre 2007 e 2009 e não devem ter sido exibidos em salas comerciais brasileiras ou na televisão aberta.

As inscrições, que vão até o dia 20 de março, devem ser feitas através do formulário disponível no site www.cinesul.com.br. Até a data de postagem do dia 20 devem ser encaminhados por correio os seguintes materiais: ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo realizador ou produtor, além de uma cópia do filme ou vídeo proposto no formato DVD (região zero ou 4).

O material deve ser enviado aos seguintes cuidados: Pulsar Artes & Produção/ Cinesul 2009 (Rua da Lapa, 200, sala 201 – Centro – CEP: 20021-180 – Rio de Janeiro). A ficha de inscrição deve também ser enviada para o endereço eletrônico festivalcinesul@gmail.com.

O prazo limite para o recebimento dos trabalhos é 31 de março. A confirmação do recebimento da inscrição será através de e-mail. Os participantes receberão o resultado da seleção a partir do dia 22 de abril, também por correio eletrônico. O regulamento completo do Cinesul 2009 está disponível no site do festival.

O Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo foi criado em 1994, no Rio, como uma mostra de cinema e vídeo dos países do Mercosul, a partir de iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. O evento se estabeleceu, ao longo dos anos, como uma vitrine da produção cinematográfica latino-americana. Desde a edição de 2006 passou a aceitar nas mostras competitivas trabalhos da Península Ibérica e, no ano passado, trabalhos em todos os suportes.

Somente em 2008 foram 700 trabalhos inscritos, com um público estimado em cerca de seis mil pessoas em 12 dias de mostra. Dois eventos paralelos marcaram a edição: o encontro "A Música e a Imagem no Cinema" e o "I Seminário e Fórum de Documentário Latino-Americano". Além disso, o festival também ampliou seu alcance e levou sessões para o Ponto Cine, em Guadalupe.

Agência Rio

Nenhum comentário: