quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Turismo: Extrema é o paraíso dos esportes radicais em MG


A cidade de Extrema, localizada no circuito das Serras Verdes, no sul de Minas, é o local certo para os aventureiros que adoram os esportes radicais. Cravada na divisa com o Estado de São Paulo, o município é muito procurado por jovens devido às belezas naturais, trilhas e áreas propícias ao vôo livre.
Com ótimos hotéis, pousadas, restaurantes e guias especializados na geografia da região e em esportes radicais, Extrema é uma excelente opção para quem procura momentos inesquecíveis próximos à natureza, tudo isso sem perder a tranqüilidade de uma cidadezinha do interior.
As opções de diversão mais procuradas são os passeios para as dezenas de pedras nas serras, que cercam a região. Nos fins de semana, centenas de aventureiros buscam adrenalina nessas formações rochosas.
A mais famosa é a Pedra dos Cinco Dedos, perfeita para a prática do rapel. Já a Pedra do Cume, além da excelente vista, é considerada um ponto místico. Para os esotéricos, observando-se a montanha, do pé da Serra do Lopo, vê-se claramente a forma de um gigante deitado. O cume seria o ponto central, entre a testa e as sobrancelhas, por isso é para muitos uma fonte de força cósmica e telúrica.
Para quem deseja ir para água, o Rio Jaguari é o melhor destino. O rio é considerado um dos melhores para a prática do rafting no Brasil. Para quem gosta de água mais sossegada, a alternativa é aproveitar a belíssima seqüência de corredeiras que formam a Cachoeira do Jaguari.
Mas há quem opte pelo contato com a natureza sem tanta adrenalina. Para estes os passeios pelas trilhas da mata são a melhor opção. A cavalgada, sempre feita com guias da região, é uma ótima idéia. Os roteiros passam pelos principais pontos turísticos da cidade, destaque para a Pedra do Índio, um sítio arqueológico que era usado como abrigo por populações pré-históricas e conserva inscrições rupestres.
Na cidade, o turista também terá muitas atrações. Além dos restaurantes, que oferecem o melhor da comida mineira, dá para conhecer várias linhas de produtos tipicamente mineiros. Duas cachaçarias dão ao visitante a oportunidade de acompanhar de perto o processo de fabricação de uma das principais bebidas nacionais: a cachaça.
Não muito distante, é possível conhecer e degustar produtos à base de mel tais como hidromel, licores, favos e o exótico fermentado de mel (bebida alcóolica), além de sabonetes, óleos e peças em cera.
A Capela Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que faz parte do acervo do patrimônio histórico, também é um lugar que merece ser visitado.

Terra

Nenhum comentário: