quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Saúde: Mau hálito atinge 30% da população brasileira

O mau hálito, mais conhecido como halistose, atinge cerca de 30% da população brasileira, causando diversos problemas e constrangimentos para essa fatia da população. Estima-se que a halitose tenha 60 causas distintas, entre as quais as infecções gengivais, como periodontite e gengivite, além da alimentação inadequada e doenças sistêmicas, como o diabetes.

Inúmeros enxaguatórios oferecidos aos consumidores prometem solucionar esse problema, mas especialistas alertam que, na verdade, o efeito de tais produtos é apenas momentâneo.

"A halitose em si não é uma doença, mas um sintoma. Na maior parte das vezes ela resulta de gases liberados pelo metabolismo de bactérias causadoras de outras doenças. Essas bactérias muitas vezes se alojam na cavidade bucal, gerando dentre outros sintomas, o mau-cheiro característico", afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Oral, Luciano Oliveira.

"O uso de enxaguatórios ajuda no dia-a-dia da pessoa, diminuindo tal odor, mas para eliminá-lo é preciso descobrir de onde tais bactérias estão vindo", explica Luciano Oliveira, alertando que a grande maioria dos casos tem origem na cavidade bucal.

"Além de prejudicar o relacionamento humano no dia-a-dia, o mau hálito denuncia a existência de uma doença que deve ser tratada", alerta o presidente da SBMO.

Agência Rio

Nenhum comentário: