quinta-feira, 7 de maio de 2009

O futuro do jornalismo, segundo o Google

Marissa Meyer: a VP de Produto de Busca e Experiência do Usuário foi a porta-voz do Google no Senado americano

SÃO PAULO – Na tarde de ontem (6), a Vice-Presidente de Produto de Busca e Experiência do Usuário, Marissa Meyer, discursou perante o ‘Senate Subcommittee on Communications, Technology, and the Internet’ sobre as inovações que a empresa pode oferecer para manter vivo o jornalismo.
Diante das acusações de algumas grandes corporações da comunicação online que acusam o Google News de parasitismo, a porta-voz da empresa defendeu o sistema, sob a alegação de que o recurso provê apenas duas linhas da notícia e a redireciona para o link original.
“Juntos, Google News e a busca do Google disponibilizam um valioso serviço gratuito para os jornais online, especificamente, enviando leitores interessados aos seus sites, a uma taxa de mais de 1 bilhão de cliques por mês. Jornais usam este tráfego da web para aumentar o número de leituras e gerar receita adicional”, declarou Marissa.
A VP ainda diz que ativar as próprias notícias nas buscas e no agregador de notícias é algo opcional, que pode ser desfeita com o comando “robots.txt”.
O discurso inteiro pode ser conferido pela internet, num arquivo em PDF, em inglês. Durante algumas passagens, Marissa Mayer também discute as diferenças do modo como o profissional de um veículo da web deve tratar o que escreve em comparação ao de publicação impressa, sugerindo que, mesmo sendo mais dinâmico, o jornalismo da internet tem que ter notícias correlacionadas:
“Quando produz um artigo online, o publicador deve assumir que um leitor pode estar visualizando somente aquele artigo, independente do resto da publicação. Para fazer um artigo eficaz, o site requer um contexto suficiente para leitores de primeira viagem, enquanto publica as informações mais recentes para os seguidores da notícia. Isso também exige uma abordagem diferente para monetização: cada artigo deve ser auto-sustentável”, diz Marissa Meyer.

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