quinta-feira, 7 de maio de 2009

Falha no ODF do Office provoca bate-boca

SÃO PAULO – Microsoft e defensores do formato ODF travam polêmica em torno de uma falha existente na recente implementação do formato ao Office 2007.
Liberado há poucos dias, o Service Pack 2 do Office 2007 incorporou o ODF, padrão de arquivos aprovado pela ISO e apoiado pelos defensores do código aberto e empresas como a IBM. Um ano atrás, esse grupo já se havia envolvido em acirrado debate contra o Open XML, formato rival proposto pela Microsoft. No final, O Open XML, mesmo com as críticas, também se tornou padrão ISO.
O terreno, portanto, já não era dos mais amistosos. Agora, a Microsoft incorpora o ODF 1.1 ao Office e surge uma falha. Os defensores do padrão dizem que o problema é da empresa de Redmond. Esta devolve a bola, alegando que a falha está no próprio ODF.
Em seu blog, Rob Weir, arquiteto-chefe do ODF na IBM, diz que o Excel apresenta problemas como perda de dados ao ler planilhas ODF salvas no OpenOffice. Ele explica que o programa da Microsoft usa um procedimento para salvar as fórmulas das planilhas que não é compatível com o ODF 1.2.
Outro blog, o void life (void), vai mais longe: afirma que o problema corresponde a um golpe da Microsoft para fragmentar o ODF e levar o usuário a usar somente o MS-Office. Conforme o texto, as planilhas ODF abertas no Excel tornam-se ilegíveis para qualquer outro programa que trabalhe com o formato, exceto o Excel.
A resposta da Microsoft veio logo depois, assinada por Doug Mahugh, responsável pela interoperabilidade do MS-Office. Num longo artigo, Mahugh assevera que o problema era previsível e o pessoal do ODF já havia sido alertado para isso há quase três anos. Diz também que se a falha vai ser corrigida na especificação ODF 1.2, esta ainda não está disponível, portanto não pode ser considerada.

Info Online

Nenhum comentário: