terça-feira, 3 de março de 2009

Estado dos EUA elege sua ‘música oficial de rock’

Música da banda Flaming Lips foi eleita canção oficial em Oklahoma.

‘Do you realize??’ recebeu quase 51% dos votos em eleição on-line.
A música “Do you realize??”, da banda de rock alternativo Flaming Lips, foi nomeada a canção oficial de rock do estado norte-americano de Oklahoma. Ela venceu outras músicas mais famosas, escritas ou gravadas por outros nativos do estado. Caso de “Heartbreak hotel”, co-escrita pela professora Mae Boren Axton, nascida em Oklahoma, e gravada por Elvis Presley.

“Nós temos uma canção folk estadual e uma canção country estadual. Com tantos ótimos artistas de rock que temos em Oklahoma, era a hora de reconhecermos esse estilo também”, disso o senador Mike Schulz.

Mas de 21 mil pessoas votaram on-line, a partir de uma lista de dez canções selecionadas por um painel de especialistas. O vencedor foi anunciado nesta segunda-feira (2), no Senado de Oklahoma.

Zebra

“Eu nunca tinha dado muita bola para a votação”, disse Wayne Coyne, vocalista e líder do Flaming Lips ao vencer uma competição em que muitos o consideravam uma zebra.

Ele disse que foi uma honra ser escolhido para o Top 10, “e tudo mais foi só um extra. Nós estávamos nessa só pela diversão e acabamos ganhando”.

Outras nomeadas incluíam “After midnight”, do bluesman nativo do estado J. J. Cale, que foi gravada por Eric Clapton, e “Never been to spain”, escrita por Hoyt Axton e gravada pelo grupo Three Dog Night.

A carreira do Flaming Lips começou em 1983, e a banda atraiu um séquito de fãs leais nos EUA e na Europa. O grupo já recebeu três prêmios Grammy.

51%

“Do you realize??” foi composta e escrita por Coyne, Steve Drozd e Michael Irvins, dos Flaming Lips, ao lado do produtor Dave Fridmann. Foi lançada no álbum “Yoshimi battles the pink robots”, de 2002.

Em 2008, o governo do estado adotou uma resolução definindo o processo de votação para a escolha da canção. A Sociedade Histórica de Oklahoma conduziu um processo de inscrição, que resultou em 454 músicas.

Um grupo de especialistas reduziu a lista para dez nomes, e os habitantes do estado votaram. Dos 21.061 votos, 10.738 (quase 51%) foram para “Do you realize??”.

Da AP

Nenhum comentário: