quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Como tornar o Windows menos pentelho?

Começou um novo ano e você quer mudar sua vida, certo? Mas, antes de parar de fumar, emagrecer e ser uma pessoa ecologicamente correta, que tal acabar com as mensagens mais pentelhas do Windows?

Apesar de ter as melhores intenções, o Windows enche o seu saco diariamente com mensagens que servem apenas para encher seu saco. Dois exemplos: a obrigatoriedade de reiniciar o sistema depois de baixar o Windows Update e o pedido para envio de Relatório de Erros, sempre que algum aplicativo falha. Com um pouco de malícia, dá para desativar essas duas chatices. A seguir, veja como;

ADEUS AO RELATÓRIO
Para evitar que, depois de um crash, o Windows peça que você envie um relatório de erros para a Microsft, faça o seguinte procedimento;

No Windows XP, clique com o botão direito do mouse no ícone Meu Computador e escolha Propriedades. Clique sobre a aba Avançado e depois aperte o botão Relatório de Erros. Daí é só marcar a opção Desativar Relatório de Erros. Também é bom desmarcar o item “Notificar-me quando ocorrerem erros críticos”.

No Windows 7, essa opção está escondida dentro da Central de Ações. Acesse-a digitando seu nome no campo de buscas da barra Iniciar e, na janela que vai aparecer, clique no link Alterar as configurações da Central de Ações. Lá, você poderá escolher quais mensagens de alerta o Windows 7 vai ou não mostrar.

EU REINICIO QUANDO EU QUERO
Para evitar que o Windows Update exija o reinicio da máquina no Windows XP. É precisa usar o editor de registros do Windows. Para tanto, vá ao menu Iniciar, clique em Executar e digite regedit e depois tecle Enter. Dentro do aplicativo que abrirá, procure pelo seguinte registro:

HKEY_LOCAL_MACHINE\
SOFTWARE\
Policies\
Microsoft\
Windows\
WindowsUpdate\AU

Quando chegar lá, clique com o botão direito do mouse, escolha NOVO e depois Valor DWORD. Depois insira o seguinte nome na entrada (assim mesmo, com tudo junto): NoAutoRebootWithLoggedOnUsers e use o valor 1 (no campo, Dados do Valor).
Dessa forma, o Windows não vai reiniciar sozinho depois de ter feito o Update.

Nunca é demais lembrar que é preciso de cuidado ao editar o Registro do Windows. Se você não tem certeza sobre o que está fazendo, melhor não arriscar.

Info Online

Nenhum comentário: