quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Confira as novidades do Salão do Automóvel

Carro transparente feito de perspex, que será apresentado pela Shell

Finalmente o tão aguardado “Dia D” para os fãs do automobilismo, chegou. Começa hoje em São Paulo, o Salão do Automóvel, um dos seis maiores do gênero. Neste ano o evento reúne 42 marcas entre nacionais e importadas, e ao todo serão apresentados 450 modelos, sendo 40% novidades e lançamentos.

A INFO irá na abertura do evento e nos próximos posts vocês ficarão sabendo nossas impressões sobre o que há de mais inovador nas tecnologias desenvolvidas nos carros. Por enquanto, confira alguns destaques dessa 26º edição do evento, que vai até o dia 7 de novembro.


Carros verdes

Uma das apostas das montadoras no setor são os modelos híbridos (com motor elétrico e a gasolina/diesel) e os puramente elétricos. Entre as versões híbridas que serão importadas estão o Fusion, que a Ford lança no salão por 134 mil reais; o BMW Série 7, que deve custar cerca de 650 mil reais e o Mercedes-Benz S400, já à venda por 430 mil reais.

Ford Fusion Hybrid

A Porsche e a chinesa JAC trarão os modelos Cayenne e J5 para testar a aceitação do público. Na linha dos elétricos estarão o Nissan Leaf, o Lifan 620, e o Mitsubishi i-MiVE. A Toyota apresenta o Prius Plug-in, o compacto elétrico FT-EV e o esportivo FINE-S, alimentado por célula de hidrogênio.


Esportivos cupê

Os carros com design esportivo são os mais esperados pelos visitantes, boa parte porque a maioria deles nunca conseguirá comprar um modelo desses. Entre os destaques está o Ford Mustang Shelby GT500, com seu console central que conta com um sistema de áudio e navegação por GPS e os controles de ar-condicionado digital. A manopla de câmbio na cor branca, marca registrada dos Shelby, dá o toque de nostalgia ao modelo interior.
Shelby GT500


Já a Dodge trouxe o Challenger, rival tradicional do Camaro. O modelo oferece botão de partida e partida remota, sistema de navegação, rádio via satélite, sistema de comunicação por voz com Bluetooth e acendimento automático de faróis.


Dodge Challenger


A “menina dos olhos” da Porsche é o 911 GT2 RS. O esportivo é simplesmente o veículo mais rápido já produzido na história da empresa, com 620 cv. Bastam apenas 3,5 segundos para o cupê acelerar de 0 a 100 km/h e a velocidade máxima é de 330 km/h. Diversos componentes são feitos de fibra de carbono para aliviar peso.

Porsche 911 GT2 RS


A outra atração é o Mercedes-Benz SLS AMG GT3, que ganhou uma versão preparada para as pistas. Por dentro, as diferenças estão na célula de sobrevivência de fibra de carbono e nos itens de segurança exigidos pela FIA, como santantonio e bancos concha com cintos de seis pontos de fixação.

Mercedes-Benz SLS AMG GT3


O Chevrolet Camaro chega por aqui ainda neste ano apenas na versão 2SS. Quem quiser poderá equipar o carro com alguns acessórios, que incluem cobertura do motor na cor da carroceria, painéis de porta com filetes de LEDs e um kit de faixas decorativas que deixam o carro com a cara do Bumblebee, o carro-protagonista dos filmes “Transformers”.

Chevrolet Camaro


Luxo

Ao contrário dos incríveis carros esportivos, os modelos de luxo não são tão limitados (no que diz respeito a quantidade de modelos fabricados) e desta forma ficam um pouco mais acessíveis por aqui. Entre os destaques, está o Volvo S60. Um dos sistemas que equipam o carro detectam a presença de pessoas ou obstáculos com mais de 79 centímetros de altura, acionando os freios para evitar o impacto. O S60 será vendido no Brasil apenas na versão T6, com motor 3.0 turbo de 300 cv.

Volvo S60


Já o modelo Range Rover Evoque, tem um apelo mais voltado ao público jovem que aprecia a marca. Internamente, o câmbio foi trocado da tradicional alavanca por um botão do tipo seletor giratório, igual ao do Jaguar XF. A marca não divulgou os preços do modelo, que será vendido a partir do ano que vem.



Interior do Range Rover Evoque




Conceitos

Entre os carros-conceito, os visitantes podem ver carros que parecem ter saído de um filme de ficção científica. Um deles é o GTbyCITROËN, que será facilmente identificado pelos fãs de videogames, já que o esportivo é um dos carros que podem ser pilotados no simulador Gran Turismo 5. O game, aliás, poderá ser experimentado pelos visitantes.

Citroën GT


O Toyota FINE-S é um conceito superesportivo movido a célula de hidrogênio. O conceito possui 4,41 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,25m de altura e distância entre eixos de 3 metros. O interior possui capacidade para quatro pessoas e, por fora, o modelo exibe um design diferenciado.


Toyota FINE-S


Um carro inusitado estará entre os vários lançamentos e protótipos apresentados pela indústria automobilística no Salão do Automóvel. Trata-se do modelo transparente, criado pela Shell, que estrela uma de suas recentes campanhas publicitárias. O modelo foi construído artesanalmente em perspex, material semelhante ao acrílico, e permite visualizar suas partes internas, mostrando como o lubrificante age dentro do motor.


Novos no mercado

A fase deve estar favorável para a entrada de marcas chinesas no país. Várias empresas começaram a importar carros para o Brasil e alguns modelos já começam a fazer sombra nos veículos brasileiros. A montadora JAC, trouxe o J3, que será vendido a partir de 37.900 reais na versão hatch e 39.900 reais no caso do sedã Turin. A aposta é na relação custo/benefício, já que o veículo oferece vários itens de série, como ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, CD Player com reprodução de arquivos em MP3, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. Os dois carros chegam no dia 18 de março.
JAC J3 Turin


A Haima traz vários modelos para o país. Entre eles, o maior destaque é o Haima7, um utilitário esportivo de linhas agradáveis e modernas. O carro é equipado com um motor 2.0 a gasolina, que gera 150 cv. Já a Chana passa a oferecer veículos de passeio, como os compactos Benni, Benni Mini e o Alsvin, que será oferecido nas versões hatchback e sedã.


Chana Mini Benni



Info OnLine

Nenhum comentário: