terça-feira, 26 de outubro de 2010

1200 novas espécies descobertas na Amazônia

Em relatório divulgado hoje, a WWF lista mais de 1200 espécies descobertas durante 10 anos de pesquisas na floresta amazônica.

CONFIRA DUAS GALERIAS DE FOTOS DAS ESPÉCIES: OS DESTAQUES DA WWF E MAIS IMAGENS DA AMAZÔNIA

A lista inclui plantas, vertebrados e invertebrados encontrados entre 1999 e 2009, mostrando uma taxa média de uma nova espécie a cada três dias.

As descobertas estão catalogadas no relatório “Amazon Alive: A Decade of Discoveries 1999-2009” e incluem 637 plantas, 257 peixes, 216 anfíbios, 55 répteis, 16 pássaros e 39 mamíferos, além de alguns invertebrados.

Para a equipe de pesquisa de Francisco Ruiz, líder do projeto WWF Living Amazon Initiative, os achados confirmam que a Amazônia é um dos locais mais diversos do planeta. A WWF alerta que, apesar de grande parte da Amazônia permanecer intocada, nos últimos 50 anos o homem causou a destruição de pelo menos 17% da floresta (o que representa uma área duas vezes o tamanho da Espanha).

Esta semana, em Nagoya, no Japão, acontece a Convenção das Nações Unidas para Diversidade Biológica, que irá propor a criação de um sistema de proteção da região.

Veja abaixo algumas das espécies em destaque e CONFIRA AS FOTOS NA GALERIA

- a primeira nova espécie de anaconda descoberta desde 1936. A primeira vista, os pesquisadores acreditavam que a cobra de quatro metros, chamada Eunectes beniensis, era fruto da mistura entre as anacondas verde e amarela. Depois verificou-se tratar de uma nova espécie, descoberta em 2002, na Amazônia boliviana.

- Um sapo com um desenho de fogo nas costas e pernas com desenho de água. Considerada uma das mais extraordinárias espécies descobertas na década, o Ranitomeya amazônica vive na região de Loreto, Peru. Ele foi descoberto em 1999.

- O papagaio Pyrilia aurantiocephala, achado em 2002, vive perto dos rios Madeira e Tapajós, no Brasil. Recém descoberto, ele já integra a lista de espécies ameaçadas devido ao pouco número de animais e à destruição de seu habitat.

- Uma nova espécie de boto cor-de-rosa, única na Bolívia. Os botos comuns, chamados Inia geoffrensis, vivem no rio amazonas e foram descobertos pela primeira vez em 1830. Em 2006, cientistas provaram que a espécie boliviana era diferente, pois possui mais dentes, uma cabeça menor, e um tronco mais curto e largo. Ele recebeu o nome de Inia boliviensis.

- Um novo tipo de peixe gato, cego. Descoberto em 2007 em Rondônia, o Phreatobius dracunculus vive em águas subterrâneas. Foi encontrado durante a escavação de um poço na vila de Rio Pardo

Info OnLine

Nenhum comentário: