quarta-feira, 24 de junho de 2009

Metade da América Latina na web é do Brasil

A web latina: 10% de toda a população mundia online e a região mais conectada do mundo.
Se todos os internautas da América Latina fora do Brasil se juntassem, não superariam o número de usuários nacionais.
É o que sugere a pesquisa da consultoria everis feita em parceria com a Escola de Negócios da Universidade de Navarra (IESE Business School), que avaliou 44 países.
Utilizando bases estatísticas da União Internacional de Telecomunicações, o estudo aponta que 5% dos internautas mundiais são brasileiros, o quinto país mais conectado. A América Latina responderia por 10% do total.
Ainda assim, o conjunto de países latino-americanos é o que possui maior índice de acesso à banda larga, quando é comparado com América do Norte, Europa, Ásia e Oceania: 79,2% de todos os usuários.
Parte do número se deve à capacidade do Chile em adotar a banda larga para 97,5% de todas suas conexões. A nação brasileira teria 84,9% com banda larga.
Em uma breve comparação, o Brasil, em abril de 2009, segundo dados da Nielsen Online, teve acesso à internet em banda larga em 87,6% dos usuários residenciais.
No mundo, a média de acesso por banda larga é de 62% do total.
O poder latino-americano
Brasil, Colômbia, Cuba e Paraguai, de acordo com o estudo, cresceram mais de 40% em relação ao número de usuários na internet, de 2000 a 2008.
O PIB, porém, nem sempre está relacionado com o número de usuários. Enquanto Brasil, Colômbia e Peru apresentam números acima do previsto, Argentina, Chile, México, Uruguai e Venezuela possuem um baixo número de usuários para seus PIBs.
A banda larga, em compensação, está presente em quase todos na faixa de 70% e 80%. Depois de Chile, que tem o melhor índice latino-americano, vem Colômbia (88,8%), Venezuela (85,4%), Brasil (84,9%), Uruguai (80,1%), México (80%) e Argentina (72,4%)

INFO ONLINE

Nenhum comentário: