quarta-feira, 13 de maio de 2009

Intel recebe multa recorde da UE por truste

BRUXELAS - A Comissão Europeia aplicou uma multa recorde de 1,06 bilhão de euros à Intel por causa de descontos ilegais e outras práticas mantidas pela fabricante de chips para prejudicar sua concorrente AMD.
“A Intel desrespeitou milhões de consumidores europeus ao deliberadamente tentar afastar competidores do mercado de chips de computadores durante vários anos”, afirmou Neelie Kros, membro da CE, nesta quarta-feira (13/05).
O órgão executivo do bloco europeu explicou que a Intel pagava fabricantes de computadores para adiar ou cancelar estreias de produtos que utilizavam componentes da AMD e dava descontos às companhias que preferissem ou somente trabalhassem com seus chips. Além disso, a Intel pagava varejistas para comercializar apenas computadores com chips da marca.
A Comissão exigiu que a Intel “interrompa imediatamente suas práticas ilegais.” Porém a companhia poderá continuar oferecendo descontos, já que esta é uma estratégia considerada legal.
A multa determinada para a violação da Intel é a maior já imposta a uma única companhia, excedendo em 896 milhões de euros a penalidade aplicada à fabricante de vidros Saint-Gobain no ano passado e em 497 milhões de euros a multa que a Microsoft recebeu em 2004 por abuso do seu domínio do mercado de programas de computador.
Foram analisadas práticas mantidas desde 2002 pela Intel e a CE acrescentou que a Europa responde por 30% do mercado de 22 bilhões de euros no qual a companhia opera.

Reuters

Nenhum comentário: