segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Descoberta de enzima do câncer vence Nobel

Elizabeth Blackburn, ganhadora do prêmio Nobel de medicina deste ano: vacina contra a telomerase já está sendo testada.

ESTOCOLMO - Três americanos venceram hoje o prêmio Nobel de medicina pela descoberta da telomerase.

A enzima renova a ponta dos cromossomos cujo desgaste natural produz o câncer e o envelhecimento.

Elizabeth Blackburn, nascida na Austrália, Jack Szostak, nascido no Reino Unido e Carol Greider receberam 1,42 milhão de dólares pelo feito, de acordo com Instituto Karolinska, da Suécia.

"A descoberta revelou uma nova dimensão para a compreensão das células, esclarecendo mecanismos de doenças e estimulando o desenvolvimento de novas terapias", declarou o instituto.

O trabalho de Blackburn, Greider e Szostak oferece a base para estudos que relacionam a telomerase e telômeros ao câncer e às condições associadas ao envelhecimento.

Pesquisas sobre a enzima se tornaram um importante tema da medicina, especialmente em terapias contra o câncer, porque ela desempenha um papel relevante ao permitir que as células do tumor se reproduzam descontroladamente.

O laboratório Merck & Co, por exemplo, está desenvolveno uma vacina contra a telomerase em parceria com a empresa americana de biotecnologia Geron. Testes com a nova vacina são feitos desde o no passado.

"Isso tem amplas implicações para o câncer, para doenças hereditárias e para o envelhecimento", acrescentou o Karolinska.

Info Online

Nenhum comentário: