segunda-feira, 29 de junho de 2009

Soletrando invade Araras, em Itaipava - Petrópolis

MARCELA MARTINS

O quadro Soletrando do programa Caldeirão do Huck, exibido pela Rede Globo, está saindo das telas da televisão e se tornando realidade para estudantes do Colégio Anglicano de Araras, em Itaipava. A final do concurso será realizada no dia três de julho, no pátio do colégio, e será dividida por turno: manhã e tarde. Dos 800 alunos participantes, do segundo segmento do ensino fundamental e ensino médio, 19 são finalistas.
De acordo com a coordenadora da sala de leituras, Claudia Rodrigues, o colégio promove projetos para incentivo à leitura e conhecimento da língua portuguesa. A ideia de fazer um concurso de soletração foi bem aceita pelos alunos. “Eles ficaram eufóricos e aceitaram muito bem, com muita empolgação. Mas quando eles eram eliminados, ficavam um pouco decepcionados”, contou Cláudia.
A professora ainda disse que os alunos questionaram muito sobre a possibilidade de haver uma repescagem. “Eles queriam voltar ao jogo de todas as formas, questionaram bastante sobre uma repescagem. Para este ano não dá mais, mas para as próximas edições vamos estudar as possibilidades. Como foi o primeiro ano que realizamos a soletração, não sabíamos muito como seria a aceitação”, disse.
O objetivo da escola, segundo Cláudia, é levar aos alunos o conhecimento das novas regras de ortografia e favorecer o estímulo de leitura. “Além de enriquecer o vocabulário dos alunos através de pesquisas no dicionário e nas enciclopédias”, disse.
Para a finalista Thayane Agrelos, de 16 anos, o concurso é importante e confessa que ficou nervosa na hora em que tinha que soletrar. “Eu não levei muito a sério no início. Mas quando passei para a final, eu fiquei muito nervosa e fiquei feliz por ter passado”, contou.
Já Thainá Cardoso, de 13 anos, disse que resolveu participar porque a turma em que estuda incentivou a participação da colega. “A minha turma é muito animada. Eu me lembro quando os outros dois participantes erraram e como eu era a última a soletrar se eu errasse, eles voltariam para a próxima rodada, mas eu acertei e eliminei os dois. Acho que esta iniciativa da escola é importante para incentivar os alunos”, disse.
A finalista Telma Calixto de Freitas, 16 anos, não imaginava que fosse chegar à final. “Nossa, foi engraçado participar. Quando as pessoas erravam sempre tinha uma zoação dos outros alunos. Não pensei que eu fosse conseguir chegar até aqui, foi legal”, contou.
A coordenadora da sala de leituras disse que o soletrando na escola seguiu todas as regras e modelo do programa do Caldeirão do Huck. “Cada turno tem uma mesa composta com professores da língua portuguesa, que ajuda os alunos com colocação da palavra em uma frase, sinônimo e definição. Na final a mesa do turno da manhã será formada pelas professoras Paula Machado e Sueli dos Santos Beck. No turno da tarde será a professora Marilange de Barros e o coordenador Antonio Roni Correa e eu vou lançar as palavras que os alunos deverão soletrar”, contou.
Ainda de acordo com ela, as palavras foram selecionadas e trabalhadas pelos professores dentro de sala de aula. “Dentro do próprio conteúdo estudado tiramos as palavras. Emprestamos todo o material para eles poderem estudar. Ainda foi usado um jogo Soletrando”, disse.
O concurso foi dividido em três etapas. “A primeira foi a apresentação do projeto, a segunda foram as eliminatórias, que aconteceram nos meses de abril, maio, junho e julho, dentro das salas de aulas, e a terceira será a grande final”, disse.
Os vencedores do Soletrando ganharão um dicionário da língua portuguesa com a nova ortografia, uma caixa de bombom e um troféu.

Nenhum comentário: