terça-feira, 26 de maio de 2009

Bharti e MTN podem criar 3º maior em telecom

NOVA DELHI/JOHANNESBURGO - A indiana Bharti Airtel e a sul-africana MTN reavivaram conversas acerca da fusão que criaria uma gigante de telecomunicações de 61 bilhões de dólares, se expandindo sobre a África, a Ásia e o Oriente Médio, um ano após as tentativas anteriores terem sido abandonadas devido a discussões sobre quem controlaria a nova empresa.
A duas companhias estão considerando um acordo inicial de mais de 23 bilhões de dólares, segundo o qual a Bharti deve pagar em caixa e em ações por 49% da MTN, enquanto a MTN deve pagar em caixa e em apólices por uma participação efetiva de 36% na empresa indiana.
Ambas esperam que isso leve a uma fusão para criar o terceiro maior grupo mundial de telefonia celular em termos de assinantes, ao combinar a maior operadora indiana e a MTN, que possui redes em 21 mercados na África e no Oriente Médio.
Trocar participação acionária dará a ambas as empresas o acesso a novos mercados, prontos para um crescimento maior, enquanto uma fusão total irá gerar uma economia de custos, permitir o compartilhamento de tecnologias, além de fornecer força financeira para uma maior expansão, acreditam analistas.

Reuters

Nenhum comentário: