sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Madeira de demolição é tendência em Itaipava

Marcela Martins

Móveis rústicos são cada vez mais procurados como opção na decoração

O uso de madeiras de demolição é uma tendência que está crescendo cada vez mais em Itaipava. Além de ser uma forma de reciclagem, é uma alternativa para quem quer móveis rústicos e com qualidade. As madeiras de demolição são retiradas de casas antigas e não passam por nenhuma forma de tratamento, pois os desgastes, as marcas de pregos e cores agregam valores aos móveis.
Normalmente quando acontece a demolição de alguma construção, sempre estão presentes nas estruturas as matérias-primas que poderiam se ser apenas mais um entulho, mas com a idéia de construir móveis com essas madeiras, garante a reutilização. Entre as madeiras que são encontradas nas demolições estão o cedro, ipê, jacarandá, peroba do campo, peroba rosa, canela preta e pinho de riga, muitas delas com mais de duzentos anos, e são retiradas na maior parte das vezes de janelas, assoalhos, portas, estrutura geral da casa, como paredes e telhados, e podem ser transformados em diferentes tipos de móveis.
As madeiras de demolição são retiradas de estruturas de casas das fazendas de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e segue para Tiradentes, MG, onde é distribuída para as fábricas especializadas nesses móveis.
“Com essas madeiras de demolição podem ser feitas cadeiras, espelhos, armários, bancadas, biombo, cama, sofás, janela, por exemplo, pode virar quadros”, contou Marcos Antônio Gonçalves, proprietário de uma loja de móveis de madeira de demolição. “Dentre os móveis que oferecemos, está a geladeira, que foi criação nossa. Estávamos refazendo essas geladeiras, mas não estava dando certo, então resolvemos fazer uma outra estrutura, de madeira de demolição, para as geladeiras”, informou. “Temos uma mesa de 5m X 1,30m que foi criada a partir de duas tábuas de peroba do campo que foi retirada de uma fazenda de MG, e essa madeira está exatamente como foi retirada, com as mesmas imperfeições”, completou.
Cada vez mais as pessoas estão interessadas em mesclar diferentes tipos de móveis, rústicos e modernos. “As pessoas gostam tanto da madeira trabalhada como da madeira original. Elas chegam a misturar os tipos de móveis na decoração. E isso está se tornando uma tendência, pois as pessoas estão cada vez mais exigentes, querem sempre criar detalhes diferentes”, disse Marcos.
A arquiteta Lúcia Maria Mayall explica que a madeira de demolição é uma madeira seca, o que não trás prejuízos para a peça final. “A madeira antiga é seca. O móvel não queima. Já a madeira verde pode empenar, mesmo ficando um tempo na estufa para secar”. Para ela o uso de móveis feitos com madeiras de demolição pode ser mesclado com outros móveis. “Eu acho que mesclar os móveis é o que torna a coisa mais bonita. Mas tem sempre que ter em mente a harmonização. É sempre interessante ter algum móvel que remeta ao passado, pois traz um aconchego para o ambiente, principalmente para casas”.
Segundo Marcos Antonio, as vantagens em se ter móveis de madeiras de demolição é ter a garantia de um produto de qualidade. “Dentre algumas vantagens está o fato de ser matéria prima reutilizada, a durabilidade também é um principal ponto positivo para a utilização desse tipo de madeira, além da qualidade dos móveis ser garantida, eles não acabam nunca. Outra vantagem é a raridade da madeira, pois algumas têm mais de 200 anos. Quanto ao preço eu não vejo diferença entre um móvel de madeira de demolição para uma de madeira comum”.

Segundo a arquiteta os móveis de madeira de demolição são mais caros do que os convencionais devido a dois fatores. “O primeiro é o fato das madeiras dar mais trabalhos para a execução dos móveis. O segundo fator é o fato da madeira ser de lei de verdade”.
Há anos no mercado de móveis, o Solar Barroco tem clientes de diferentes cidades e estados, Brasília, Itacaré, Búzios, Angra dos Reis, Parati e Rio de Janeiro. Segundo o proprietário, os petropolitanos só começaram a conhecer esta alternativa há um ano e se encantaram: “Temos clientes de vários lugares, mas os moradores da região só descobriram os móveis de madeira de demolição há mais ou menos um ano e isso nos incentivou a investir também em móveis para piscinas”, contou Marcos.


Um comentário:

Unknown disse...

moveis rusticos
www.barbosamoveis.com