segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Lucro da Amazon supera projeções

As ações da Amazon.com, maior varejista da internet no mundo, chegaram a subir 19% na Nasdaq na sexta-feira, depois que seus lucros e vendas superaram as estimativas e indicaram que a empresa está superando o EBay e outros rivais no comércio eletrônico.
O lucro líquido do quarto trimestre aumentou 8,7%, para US$ 225 milhões, segundo anunciou a companhia na quinta-feira, após o fechamento dos mercados. As vendas avançaram 18% e somaram US$ 6,7 bilhões.
A Amazon.com teve a melhor temporada de feriados de fim de ano em sua história, valendo-se de preços baixos, promoções no frete e de uma seleção de produtos atraentes para os compradores em tempos de recessão. No EBay, as vendas de fim de ano decepcionaram e a receita trimestral caiu pela primeira vez desde a fundação da empresa. Os serviços ao consumidor e as inovações da Amazon.com a deixaram em vantagem, observou Sandeep Aggarwal, da corretora Collins Stewart. "Eles são o nome mais forte do comércio eletrônico", disse o analista, que elevou sua previsão de preço de US$ 65 para US$ 68, em um ano.
As ações da Amazon.com fecharam o dia em alta de 17,64%, cotadas a US$ 58,82 na Nasdaq, a maior valorização em 18 meses. Ao longo do dia, os papéis chegaram ser cotados a US$ 59,74.
A expansão da Amazon.com superou a do resto do mercado de comércio eletrônico nos últimos dois anos e vai continuar assim, prevê o banco JPMorgan Chase. Mesmo com a economia dos Estados Unidos tendo perdido 2,6 milhões de empregos no ano passado, a empresa ampliou as vendas.
"A Amazon é uma companhia que trata seus clientes melhor do que o EBay", disse o analista Scott Devitt, da empresa de serviços financeiros Stifel Nicolaus, que dentro de um ano prevê uma cotação de US$ 65 para as ações da Amazon.com.
Para o primeiro trimestre, a companhia projetou aumento de até 19% na receita líquida, para algo entre US$ 4,53 bilhões e US$ 4,93 bilhões, em relação aos mesmos meses de 2008. A previsão média dos especialistas consultados pela Bloomberg era de vendas de US$ 4,55 bilhões.
Na sexta, o executivo-chefe da companhia, Jeff Bezos, disse que a Amazon.com continuará centrando-se em preços baixos e fretes gratuitos para alimentar a receita. Essas vendas, no entanto, trarão margem de lucro menor. O lucro operacional, indicador da rentabilidade, cairá até 37%, para US$ 125 milhões no atual trimestre, segundo a empresa.
O crescimento das vendas pela internet vai diminuir neste ano para 11%, em relação aos 13% verificados em 2008, de acordo com a empresa de pesquisas de mercado Forrester Research.
A Amazon.com ofereceu pesados descontos "para manter participação de mercado e impulsionar a receita", disse o analista Fred Moran, do Standford Group, de serviços financeiros. "Dado o cenário, este pode ser o caminho certo."

Valor online

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