quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Um "PC" completo (ou quase) dentro da tomada

Com a miniaturização dos componentes e a produção de SoCs avançados, não é surpresa para ninguém que os computadores estejam encolhendo. A principal amostra disso são os smartphones, que oferecem mais poder computacional e em muitos casos também mais espaço de armazenamento que PCs de uma década atrás.

Tendo isso em mente, não é de se estranhar que alguém tenha tido a ideia de colocar um "PC" dentro da tomada, o Jack PC:








Como pode imaginar, não se trata exatamente de um PC, mas sim de um thin-client, que se comunica com um servidor remoto através de um cabo cat 5e ou cat 6 regular, recebendo a alimentação elétrica através do próprio cabo de rede (power-over-ethernet), eliminando a necessidade de uma fonte de alimentação adicional.

Dentro da caixinha, temos um SoC relativamente simples, composto por um processador RMI Au de 333 ou 500 MHz, 64 ou 128 MB de memória RAM e 256 MB de memória Flash, acompanhadas por interfaces USB, som e vídeo. Embora modestos estes requisitos são mais do que suficientes para um cliente Citrix, RDP ou LTSP e a empresa oferece imagens pré-configuradas para o sistema desejado, todas baseadas em Linux.

Uma vez instalados eles podem funcionar por anos sem precisar de manutenção, o que pode reduzir bastante os custos de manutenção da rede. O maior problema e que embora simples, estes clientes são caros, custando a partir de US$ 300, fora o valor do servidor e do switch PoE.

São valores impraticáveis para usuários domésticos e pequenas empresas, mas ainda estão dentro do aceitável para clientes corporativos, já que o custo dos clientes propriamente ditos correspondem a apenas uma pequena parte do custo de uma eventual migração e parte dele é amortizado ao longo do tempo com a redução dos gastos com manutenção e energia.

Embora os thin-clients dedicados como o Jack PC estejam orbitando as redes já fazem muitos anos, eles sempre falharam em obter uma grande aceitação, simplesmente devido ao custo dos PCs estar cada vez mais baixo. Entretanto, com a popularização do conceito de computação em nuvem, eles podem começar a ganhar mais espaço.

Guia do Hardware

Nenhum comentário: