quinta-feira, 30 de julho de 2009

Antivírus Panda Cloud usa nuvem para proteger o PC

O Panda Cloud é um dos primeiros antivírus que usam a "nuvem de internet" como recurso para proteger o PC do internauta.

Desenvolvido pela Panda e ainda em fase de testes, o Panda Cloud funciona como qualquer outro antivírus comum: verifica vírus nos arquivos e pastas do Windows e checa se e-mails e pen drives estão livres de pragas virtuais.

A única diferença em relação aos tradicionais programas de antivírus é que ele tem uma arquitetura extra, ou seja, um módulo que roda na nuvem. Esse recurso tem como função analisar, em tempo real, se algum comportamento estranho ou arquivo do PC é potencialmente um vírus. É uma tecnologia interessante, já que os antivírus tradicionais não têm essa capacidade.

Por conta dessa tecnologia, o Panda Cloud toma decisões de segurança de eliminação de vírus sozinho, ou seja, não abre janelas para o internauta decidir se quer ou não deletar o arquivo suspeito. O programa, vale dizer, só é capaz de tomar tais ações porque colhe as informações de vírus de todos os internautas e as compartilha na nuvem.

Apesar das inovações, o Panda Cloud tem uma interface bem parecida com as dos demais antivírus. A única diferença é que ela tem um estilo bem minimalista, o que resultou em comandos bem intuitivos e um design bem bonito. Como os demais antívirus, ele se atualiza sozinho e interfere no desempenho do PC.

Download Panda Cloud Antivirus

INFO Online

Nenhum comentário: