terça-feira, 31 de março de 2009

IBM incentiva código livre na nuvem


BOSTON - A IBM liderou um grupo de empresas de tecnologia durante um evento para promover a "computação nas nuvens" em padrões abertos.
A chamada "cloud computing" é uma nova tecnologia que a indústria espera levar a um grande crescimento ao longo da próxima década.
A rival Microsoft, entretanto, descartou o esforço, acusando a IBM de procurar exercer o controle do setor, enquanto as pioneiras da "computação nas nuvens" Amazon.com, Google e Salesforce.com estiveram claramente ausentes de uma lista de companhias que endossam o movimento.
A "computação nas nuvens" --um dos mais modernos termos no Vale do Silício-- refere-se a uma variedade de maneiras pelas quais as companhias de tecnologia oferecem serviços na web a partir de centros de dados remotos, aparentemente na "nuvem" da Internet.
A resolução liderada pela IBM e inclusa no "Manifesto à Nuvem Aberta" chama a atenção para o desenvolvimento de produtos de computação nas "nuvens" compatíveis entre si para impulsionar o interesse dos negócios por eles.
As empresas estão em geral relutantes em adotar as novas tecnologias de propriedade onde elas se sentem travadas em relação a um fornecedor, preocupadas com a possibilidade de não terem opção de mudar para outros fornecedores se as coisas piorarem ou opções melhores surgirem.

Reuters

Nenhum comentário: