sexta-feira, 20 de março de 2009

Com inovações e cópias, IE8 busca reação

SÃO PAULO - Desde o início da tarde desta quinta-feira (19), é possível baixar a versão final do navegador que virá pré-instalado no Windows 7, o Internet Explorer 8.
Embora a Microsoft ainda não tenha revelado o volume de downloads de seu novo browser nas primeiras horas em que esteve disponível, o interesse pelo navegador é enorme e o tema dominou fóruns e listas de discussão de internet ao longo do dia. O software pode ser baixado por qualquer usuário, mesmo por quem não tem uma cópia original do Windows.
Há uma semana, a Microsoft causou polêmica ao divulgar um teste feito por ela mesma demonstrando que o IE8 é mais veloz que seus rivais Chrome e Firefox ao acessar sites populares como YouTube, Google.com e Facebook. O argumento da “alta velocidade” foi usado largamente pelo engenheiro da fabricante, Dean Hachamovitch, durante apresentação do produto na Mix09 Conference.
Entre as várias novidades do IE8 algumas são aperfeiçoamentos da ideia de terceiros, como o recurso TabGroups. Opera e Firefox estrearam abas antes do IE, mas a Microsoft apresentou um recurso que organiza automaticamente várias abas abertas. Se você abrir 15 abas de 5 sites diferentes, por exemplo, o IE organiza as abas em 5 grupos, relacionando janelas de um mesmo site.
Outro recurso inspirado nos competidores é a barra de endereços inteligente, que funciona nos mesmos moldes do Firefox. Se você digitar “futebol” no campo de endereços, o browser sugere sites recentemente visitados que tenham essa palavra na URL.
O navegador também permite fazer buscas apenas digitando uma palavra na barra de endereços, como acontece com o Chrome. Porém, o IE8 é mais flexível e permite escolher facilmente qual sistema de busca será usado.
No caso do Chrome, mudar o serviço de busca é mais complicado, o que na prática faz o usuário acabar optando por um único buscador, frequentemente o Google.
Ideias genuínas
A versão também estreia o botão de privacidade, que permite navegar sem deixar rastros no PC, ideia copiada pelo Chrome, do Google.
Outro recurso novo é o botão de compatibilidade. Se você abrir um site que não é compatível com IE8 e os textos e fotos aparecerem desordenados, basta clicar no botão que o navegador renderiza o site com os padrões do IE7, eliminando problemas de compatibilidade.
As principais novidades, no entanto, são os recursos “Accelerator” e “Web Slices”. O primeiro permite relacionar conteúdos similares. Assim, se você faz uma pesquisa, por exemplo, sobre “biotecnologia”, pode juntar sites onde encontrar esse termo apenas clicando numa seta azul que aciona o “Accelerator”. Os sites são salvos num diretório e podem ser consultados depois.
Já o WebSlices permite selecionar “pedaços” de sites compatíveis com o recurso e exibi-los na barra de favoritos do IE8.
Assim, o usuário pode escolher a área de esportes do site A, a previsão do tempo do site B e a cobertura do mercado de ações do portal C e colocar somente estes “pedaços de sites” em seus favoritos.
O recurso permite uma visualização rápida dos pedaços selecionados e, caso a informação pareça interessante, o usuário pode clicar no “slice” e ver o site completo em seu endereço original.
Recuo dramático
A Microsoft espera que o conjunto de novidades reverta a contínua sangria de usuários que abandonaram o IE nos últimos anos.
Em 2004, por exemplo, a Net Applications apontava o IE como dono de 90% do mercado de browsers. Em janeiro de 2009, o navegador da Microsoft apareceu com 69,9% do mercado, acossado pelas inovações do Firefox e, mais recentemente, do Chrome. Só no ano passado, o Internet Explorer perdeu sete pontos percentuais de market share.

Info Online

Nenhum comentário: