sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Incêndio em sistema da Telefônica deixa sites de empresas fora do ar

Apesar de a Telefônica informar que a operação em seu data center de Alphaville, na Grande São Paulo, está "praticamente" normalizada, a pane ainda causa problemas para empresas que são clientes da operadora --o prédio sofreu um princípio de incêndio na tarde desta quarta-feira (25), fazendo com que seu funcionamento fosse suspenso.
Quase 30 horas depois do incidente, alguns sites hospedados pela Telefônica ainda estão fora do ar. É o caso da Controlar, empresa responsável pela realização da inspeção veicular na cidade de São Paulo, que enfrenta problemas em seu site desde a tarde de ontem, com disponibilidade de acesso inconstante.
Com isso, não é possível fazer o agendamento para inspeção do veículo --cerca de 2,5 milhões de veículos devem passar por inspeção obrigatória na cidade neste ano. A Telefônica informa que técnicos das empresas "estão trabalhando para fazer funcionar o sistema o mais rápido possível".
O site da loja de materiais de escritório Kalunga também tem problemas de acesso. "Devido a problemas no data center da Telefônica nosso site encontra-se fora do ar temporariamente", informa uma nota da empresa.
Vendas paradas
Outras empresas também sofreram com o incêndio no data center, mas tiveram seu problema solucionado. No Grupo Pão de Açúcar, as lojas virtuais do Pão de Açúcar e do Extra, além do site institucional da companhia, ficaram fora do ar. O sistema ficou inoperante na tarde de ontem, mas voltou a funcionar por volta das 4h de hoje, diz o grupo, que não se pronuncia sobre os prejuízos causados pela pane.
O site do SBT também teve problemas de acesso, que só foram resolvidos por volta das 10h de hoje.
A Telefônica reafirma que os serviços do data center estão "praticamente" normalizados desde a manhã de hoje. Segundo a empresa, a pane gerou problemas para clientes corporativos, já que o data center faz o gerenciamento de dados de empresas de grande porte.
Os assinantes residenciais de banda larga teriam sido afetados apenas "momentaneamente". A empresa diz que os problemas enfrentados hoje por clientes devem ser analisados caso a caso e não têm necessariamente relação com o incêndio no data center. A Telefônica informa que não detectou um aumento no número de reclamações sobre o assunto em seu sistema de call center. Não há informação sobre o número de pessoas atingidas.
O princípio de incêndio atingiu a sala de equipamentos de ar condicionado do prédio por volta das 15h de ontem, diz a empresa, fazendo com que a energia elétrica tivesse de ser interrompida para a realização de uma vistoria do Corpo de Bombeiros.

Folha Online

Nenhum comentário: